Journal
A escola é caracterizada pelo elevado grau de heterogeneidade
sociocultural, aonde encontramos motivações, interesses e capacidades de
aprendizagem dos alunos muito diferenciados. Com o alargamento da
escolaridade obrigatória surge um novo problema no sistema de ensino
português, que alternativas oferecer aqueles alunos que não conseguem
obter sucesso no ensino regular. São diversos os percursos alternativos que
vão sendo propostos passando pelos cursos profissionais, cursos de educação
e formação e mais recentemente pelos cursos vocacionais. Estes surgem no
nosso sistema de ensino como uma alternativa ao ensino regular e tendo
como objetivo desenvolver capacidades práticas nos alunos permitindo que
por um lado concluam o seu percurso escolar e por outro adquiram
capacidades práticas em determinadas áreas o que facilitará a sua entrada no
mercado de trabalho.
Este estudo teve como principal objetivo determinar se os Cursos
Vocacionais estão a cumprir o propósito para o qual foram criados. Foi
desenvolvido num agrupamento de escolas do concelho de Matosinhos,
tendo sido inquiridos professores e alunos dos cursos vocacionais. Para obter
uma maior dimensão da realidade deste Agrupamento no que concerne aos
cursos Vocacionais, realizamos entrevistas com o seu Diretor, a psicóloga
responsável pela seleção e a Diretora do Curso Vocacional.
Os resultados por nós obtidos demonstram alguma insatisfação dos
inquiridos relativamente à organização, funcionamento e propósito deste
curso.
Tentamos por isso elaborar um Plano de Ação que colmatasse as falhas
relatadas pelos inquiridos e conduzisse os alunos ao sucesso escolar.
School is characterized by a high sociocultural heterogeneity where
completely different motivations, interests and students’ learning skills can be
found. Due to the widening of compulsory education, a new problem in the
Portuguese teaching system emerges: which alternatives can students who
are not successful in the regular system be given? The alternative courses
they are offered are varied, starting with professional courses, education and
formation courses and most recently vocational courses. These appear in our
education system as an alternative to the regular education, having as main
objective the development of practical skills in the students allowing them on
the one hand to conclude their studies and on the other to acquire practical
skills in certain areas which will facilitate their entrance in the world of work.
The main objective of this study was to determine if the Vocational Courses
are fulfilling the purpose for which they were created. It was developed in a
school cluster in the municipality of Matosinhos where teachers and students
from the vocational courses were enquired. In order to have a greater
dimension of the reality of this cluster, in what vocational courses are
concerned, we interviewed its headmaster, the psychologist responsible for
the selection of students and the head teacher of the Vocational Course.
The results demonstrated a certain amount of dissatisfaction in what
concerns organization, running and purpose of this course.
Therefore we tried to create an Action Plan that could reduce the faults
mentioned by the interviewed and would lead the students to success.
Susana Bento
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISSN: 201711621