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Objetivo: As Reformas no seio educativo atual, caraterizam-se pela inclusão dos
alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas salas de aula de ensino
regular. Contudo, um dos problemas mais apontado para a implementação dos ideais
inclusivos prende-se muitas vezes pela resistência por parte dos Educadores/Professores
em valorizar a diversidade. Deste modo, a presente investigação pretende, estudar a
aceitação dos educadores de infância e professores do EBI quanto à inclusão das crianças
com NEE na sala de aula.
Método: os dados constantes desta investigação foram obtidos através de um
inquérito por questionário, onde foram inquiridos 92 Educadores e 132 professores do 1º
ciclo do EBI, realizado na cidade da Praia-Cabo Verde. Para tal, utilizamos a metodologia
de estudo de cariz quantitativa correlacional. Também como complemento se baseou, na
análise dos documentos orientadores da política inclusiva.
Resultados /Discussão: a análise preliminar dos dados recolhidos indica que os
docentes, estão cada vez mais conscientes da importância e dos benefícios da Educação
Inclusiva. Contudo, reconhece-se a necessidade de uma formação contínua na área da
Educação Especial (EE). Os resultados revelaram uma situação preocupante, porque a
percentagem dos participantes que nunca participaram em nenhuma formação acerca da
EE é significativa.
Objective: The inclusion of students with special educational needs (SEN) in classes
of regular teaching, is the approach that characterizes the reforms that have been applied
to the current educational area/system. However, one of the most constant pointed out
problem regarding the implementation of inclusive ideals, has to do with the
educators/professors’ resistance to accept the value of diversity. In order to further
understand and better address this issue, the present investigation intends to study
childhood educators’ and professors of IBS’ acceptance of inclusion of students with
special educational needs in the classrooms.
Method: The data presented in this research were obtained through a questionnaire
survey that took place in Praia, Cape Verde. The inquired participants included 12
educators and 132 IBS professors of first grade. In order to do this, we used the
methodology of correlational quantitative study. And, to complement this inquiry, we
also analyzed the guidelines of inclusive policy.
Results /Discussion: The preliminary analysis of the data collected indicated that the
professors’ awareness of the importance and benefits of inclusive education is intensifying.
However, there’s still the need for continuous educators’ training in the area of Special Education
(SE). The results demonstrated that the percentage of educators, who haven’t had any type of
training with respect to SE, is very significant. This is a troubling situation.
Eveline Hermínia Barros Varela
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISSN: 201701537