Journal
Elaborado com vista à reflexão fundamentada acerca do percurso, das
práticas educativas e das políticas de ensino, o presente trabalho
pretende reunir um conjunto de saberes inerentes à atividade docente.
Relacionando teorias e práticas no âmbito do ensino da música, a
apresentação de uma filosofia de trabalho, congregando como eixo
estruturante a prática musical supervisionada realizada no âmbito do
ensino vocacional, apresenta-se como pano de fundo à análise dos vários
conteúdos referentes à literatura específica inerente à prática
pedagógica.
Partindo da caracterização da escola do ensino vocacional de música, nos
ensinos Básico e Secundário, a presente reflexão emerge no seguimento
do pensamento articulado das várias áreas do saber através da
apreciação, fundamentação e discussão das perspetivas de ensino
vigentes ao longo do processo de estágio. Deste modo, será exposta toda
a perspetiva de ensino por nós desenvolvida, partindo de uma linha
temporal, tendo por princípio a descrição de um plano modelo, com o
objetivo de podermos demonstrar a direção do nosso pensamento.
Tendo como objetivo verificar a eficácia da abordagem ao jogo, como
estratégia de ensino, na aprendizagem do ritmo, na disciplina de
Formação Musical, partimos de uma investigação bibliográfica sobre a
relação entre a escola tradicional e a escola moderna, o jogo e a
motivação, e por último, a aprendizagem do ritmo sobre a perspetiva das
atividades de aprendizagem sequencial, sustentadas por Edwin Gordon.
O projeto de investigação aborda uma nova conceção do jogo, aliando o
mesmo às atividades de leitura rítmicas.
This paper aims to bring together essential knowledge to the teaching
activity by reflecting based on the educational path, practices and
policies. Linking theory and practice of Musical Education, the
presentation of a working philosophy and bringing together a supervised
musical structure carried out within the vocational education, unveils the
analysis of various contents associated to specific literature inherent to
the pedagogical practice.
From the characterization of the vocational school teaching music, in
primary and secondary education, this reflection arises following the
articulated thought of the various areas of knowledge through an
appraisal, validation and discussion of educational perspectives that
occurred during the internship (placement) process. Thus, based on a
timeline, we will present the teaching perspective we developed in order
to describe a model plan by revealing the direction of our thinking.
We begin with a reference study on the relationship between the
traditional and modern schools, the gameplay and motivation, and in
learning the rhythm, relating with the sequential learning styles
perspective, supported by Edwin Gordon, to verify the effectiveness of
the approach to the gameplay as a teaching strategy, in learning the
rhythm and the Musical Education discipline. The investigation project
deals with a new design of the gameplay, by combining it to the rhythmic
reading activities.
Carlos Manuel Sampaio Fernandes
Publicação
Ano da publicação: 2015
Identificadores
ISSN: 201038285