Journal
O presente relatório desenvolveu-se na Unidade Curricular de Prática
Pedagógica Supervisionada, parte integrante do plano de estudos do
Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como objetivo realizar uma
abordagem descritiva e reflexiva do percurso de formação profissional da
mestranda realizado no contexto de pré-escolar no __________________
e no contexto de creche no ______________________________.
Ao longo deste relatório, a mestranda pretendeu demonstrar que a
metodologia utilizada na sua ação foi influenciada por princípios e
procedimentos inerentes à investigação-ação. A partir desta metodologia, a
mestranda valorizou a ação educativa e investigativa na construção de
saberes, analisando, experimentando e refletindo sobre as práticas realizadas
em ambos os contextos de estágio. Ao utilizar alguns dos processos
educativos inerentes à investigação-ação em algumas dimensões pedagógicas,
a mestranda procurou ter em consideração a articulação com os referenciais
teóricos e legais que também sustentaram a sua ação em ambos os contextos.
Neste relatório pretendeu-se tornar visível a imagem que a mestranda tem
de criança enquanto ser capaz, competente e coconstrutor do seu
conhecimento. Outro aspeto que ganha destaque é a escuta que a mestranda
implementou na sua ação, ao ouvir a voz das crianças para conhecer,
identificar e responder às necessidades, interesses e competências destas.
Ao desenvolver este relatório, a mestranda teve a oportunidade de
demonstrar as suas aprendizagens no decorrer do estágio realizado bem
como refletir sobre a sua ação e a influência que adveio para o seu
desenvolvimento de competências profissionais.
This report was developed as part of the course “Prática Pedagógica
Supervisionada”, integrated in the Masters in Pre-School Education, aiming to
achieve a reflective approach to the experience of the graduate student
during both her internships in pre-school at the “___________________”
and day care at the “_______________________________”.
Throughout this report, the graduate student intended to demonstrate
that the methodology used in her action was influenced by principles and
procedures concerning her research-action. Based on this methodology, the
graduate student appreciated the educational and investigative action in
building knowledge, analyzing, experiencing and reflecting on the actions
performed during both internships. By using some of the educational
processes inherent in research and action in some pedagogical dimensions,
the graduate student showed that she took into account the linkage with the
theoretical and legal frameworks that also supported her action in both
contexts.
In this report you can see the notion that the graduate student has of
children as being able, competent and maker of their knowledge. Another
aspect that stands out is the listening that the graduate student has
implemented in her actions by hearing the voice of children so as to know,
identify and respond to their needs, interests and competencies.
In developing this report, the graduate student had both the opportunity
to demonstrate her learning during the course of the two internships and also
to reflect on their influence on the development of her professional skills.
Joana Raquel dos Santos Sousa
Publicação
Ano da publicação: 2015
Identificadores
ISSN: 201522462