Journal
Este trabalho encontra-se inserido no âmbito do Mestrado em Ensino de
Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico da Escola Superior de Educação
do Porto. Incorporando as experiências adquiridas no decurso das três Práticas
Educativas, pretende analisar a possível existência de representações, crenças
e expectativas associadas à disciplina de Educação Visual, e de que forma a
possível existência destes (pré)conceitos pode influenciar o desenvolvimento
no interior da sala de aula, o sucesso escolar, bem como, a sua presença no
currículo.
O trabalho encontra-se dividido em duas partes: uma primeira de caráter
mais retrospetivo, percorrendo e refletindo sobre os três estágios de uma forma
crítica. A segunda parte assenta na aplicação da metodologia de inquérito a
partir de um guião de entrevista facultado aos Encarregados de Educação.
Os resultados obtidos permitiram identificar determinados aspetos que foram
alvo de análise, reflexão e incorporação no momento de planificação das
atividades, evidenciando assim os possíveis contributos deste estudo para a
valorização da disciplina de Educação Visual.
This work is inserted in the Master in Teaching Visual and Technological
Education in Porto School of Education. Incorporating the experiences gained
during the three Educational Practices aims to examine the possible existence
of representations, beliefs and expectations associated with the discipline of
Visual Education, and how the possible existence of (pre) concepts can
influence the development inside the room classroom, school success, as well
as its presence in the curriculum.
The work is divided into two parts: the first has a more retrospective,
covering and reflecting on the three stages in a critical way. The second part is
based on the application of survey methodology from an interview guide
provided the Guardian.
The results obtained allowed to identify certain aspects which were the
subject of analysis, reflection and incorporation at the time of planning of
activities, thus highlighting possible contributions of this study for the
development of the discipline of Visual Education.
Nuno Filipe Marinho Cabral
Publicação
Ano da publicação: 2013
Identificadores
ISSN: 201492377