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Esta dissertação realiza-se no âmbito da autonomia profissional, numa
perspetiva mais ampla, conforme os múltiplos sentidos que o termo assume e em
diversos contextos. Com base no tema abordado neste estudo foram consideradas as
conceções educativas defendidas no conceito de autonomia profissional e o papel
desempenhado pelos professores em cada circunstância e a sua relação com a gestão do
currículo no estabelecimento de ensino.
Tendo em atenção os objetivos propostos para este estudo de caso, optou-se pela
realização de investigação qualitativa (com base na análise de questionários) junto dos
Professores do 1.º CEB e Educadores a lecionar no Estabelecimento de Ensino Privado
– Novo Colégio Chupetão, sediado no concelho do Porto.
Os resultados deste estudo apontam para um reconhecimento, por parte das
docentes, da importância na participação dos mesmos na gestão do currículo. Aliada a
esta gestão do currículo, as docentes neste estabelecimento de ensino expressam
interesse em obter uma maior autonomia profissional, de forma a garantir a
oportunidade de participar num conjunto diversificado de atividades e de melhorar o
seu conhecimento e as suas destrezas, considerando as suas necessidades pessoais e
profissionais bem como as suas condições de trabalho com vista à promoção do seu
desenvolvimento e do desenvolvimento da própria autonomia. Este estudo realiza-se
com as docentes das duas valências (Pré-escolar e 1ªCEB) deste estabelecimento de
ensino, revelou o interesse por parte dos participantes questionados sobre a articulação
curricular entre o ensino Pré-Escolar e 1º CEB. Assim, o plano de ação permitiu
estruturar a melhor forma de solucionar o problema identificado, bem como indicar as
mudanças necessárias a planear no ano letivo seguinte, tendo em vista a colaboração
entre membros da Direção, Coordenação e grupo de Docentes na gestão de currículo.
The basis of this dissertation is within the professional autonomy in a wider
perspective, as well as the multiple meanings that this term takes in such different
contexts. Based on the theme addressed in this study educational concepts were
considered which regarded the concept of professional autonomy and the role teachers
play in each circumstance as well as its connection to the management of the curriculum
in the school.
Bearing in mind the contents for this case study, we chose to carry out
qualitative research (based on analysis of questionnaires) from Teachers 1. Primary
school and educators to teach the Establishment of Private Education – Novo Colégio
Chupetão, located in Porto.
The results of this study point to a recognition, on teachers behalf, the
importance of their participation in the management of the curriculum. Allied to this
management of the curriculum, school teachers showed interest in obtaining a greater
professional autonomy, ensuring the opportunity to participate in a diverse set of
activities and improving their knowledge and their skills, considering their personal and
professional needs as well as their working conditions to promote their development
and autonomy development.
The possibility of conducting this study was possible due to the teachers of both
sides (kindergarten and 1st CEB) in this school, the interest shown by the participants
when asked about the relationship between curricular teaching Preschool and 1st CEB.
So the plan of action allowed to elaborate the best way to solve the problem and paved
the way for the necessary changes in planning next school year, with a collaboration
spirit between members of Management, Coordination and management group of
Teachers curriculum.
Patrícia Margarida de Oliveira e Silva
Publicação
Ano da publicação: 2013