Journal
O relatório que aqui se apresenta emerge no âmbito da unidade curricular
de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida
no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino
Básico.
O trabalho desenvolvido atendeu a um quadro teórico e legal, a uma análise
do contexto e das práticas, que potenciaram a auto implicação e o
amadurecimento dos saberes profissionais em estreita relação com os saberes
experimentais, capacitando a professora estagiária da tomada de decisões em
contextos que se caracterizam pela sua complexidade.
No desenvolvimento da prática pedagógica, a metodologia de investigaçãoação
norteou a conduta da professora estagiária. Esta metodologia processa-se
numa espiral cíclica de observação, planificação, ação e reflexão, cuja dinâmica
permite a construção de conhecimentos sólidos que sustentam o
desenvolvimento da profissionalidade docente.
Além disso, a supervisão pedagógica apresenta-se como um momento
privilegiado e insubstituível de aprendizagem no processo de formação para a
docência pois motiva a momentos de reflexão partilhada. Essa reflexão em
colaboração com o par e o trio pedagógico, com os orientadores cooperantes e
com os supervisores institucionais potencia a partilha de saberes e de
experiências com reflexos na transformação e melhoramento das práticas.
Acresce, ainda, que a elaboração deste relatório de estágio despoleta uma
reflexão crítica sobre todo o envolvimento na escola e na comunidade
educativa, através de projetos contextualizados, convergindo no
desenvolvimento de um processo dinâmico de construção pessoal, profissional
e social, característico da essencialidade de “ser professor”.
The report here presented comes out of the curricular unit Integração
Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, included in the
curriculum of the Master Course in the Teaching of 1st and 2nd Cycle of
Basic Education.
The work met a theoretical and legal framework, an analysis of the context
and practices both enhancing self-implication and the maturation of
professional knowledge in close relation with the experimental knowledge,
enabling decision-making in complex contexts by the trainee teacher.
The action-research methodology guided the behavior of the trainee teacher
in pedagogical practice; developed in a cyclic spiral of observation, planning,
action and reflection, this method results in a dynamic allowing the
construction of solid knowledge supporting the advance of the teaching
profession.
In addition, the pedagogical supervision is presented as an irreplaceable
and privileged learning moment in the teaching formation process as it
motivates shared reflection moments. This reflection, made in collaboration
with the pair and the trio of teaching trainees, with the cooperative mentors
and with the institutional supervisors supports the sharing of knowledge and
experiences have consequences in the transformation and improvement of
teaching practices.
Furthermore, the writing of this traineeship report triggers out a reflection
about the involvement in school and in the educational community through
contextualized projects, converging in the development of a dynamic process
of personal, professional and social construction which is meant to be the
essentiality of "being a teacher".
Ana Catarina Dias Azevedo
Publicação
Ano da publicação: 2014
Identificadores
ISSN: 201385597