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Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de qualificação profissional, realizado no âmbito da
Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, do curso de
mestrado profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do
Ensino Básico, tem como intenção evidenciar o desenvolvimento das
competências pessoais e profissionais da estudante no primeiro dos dois níveis
educativos referenciados, a Educação Pré-Escolar.
Este documento apresenta uma análise crítica e reflexiva do trabalho
desenvolvido pela mestranda ao longo do período de estágio, que teve como
principal objetivo o desenvolvimento da sua autonomia e progressiva
responsabilização pela ação educativa. A prática da estudante sustentou-se no
quadro teórico-concetual construído ao longo do seu percurso formativo, nos
normativos legais em vigor, nas características do contexto educativo em que a
mestranda interveio e nos conhecimentos sobre cada criança, no sentido de
desenvolver uma ação adequada e imbuída de intencionalidade.
Importa ainda enfatizar a metodologia de investigação-ação, na qual a
estudante fundamentou a sua práxis e desenvolveu os processos de
observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. A utilização desta
metodologia e as estratégias e instrumentos formativos, adotados ao longo do
processo de desenvolvimento, fomentaram a transformação e a melhoria da
prática educativa, através do desenvolvimento de competências reflexivas,
investigativas e de questionamento. Este crescimento promoveu
simultaneamente o desenvolvimento da estudante, tendo sido este apenas o
início de um processo de aprendizagem que se deseja constante e sistemático,
e a construção de aprendizagens por parte das crianças e alunos.
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Conducted within the Course of Teaching Practice Supervised, included on
the professional master's degree in Preschool Education and Teaching 1st
Cycle of Basic Education, this professional qualification report , is intended to
highlight the development by the student of personal and professional skills ,
in the first of the two educational levels referenced, Preschool Education.
This paper presents a critical analysis and reflective of the work of the
graduate student during the period of teaching practice supervised, which had
as its main objective the development of autonomy and progressive
accountability by the educational action. The practice of student sustained
itself on the theoretical and conceptual framework built over their training, on
the legal regulations in force, on the characteristics of the educational context
in which the student intervened and knowledge about each child, in order to
develop an appropriate action and imbued with intentionality.
It is also important to emphasize the methodology of action research, in
which the student based its practice and developed the processes of
observation, planning, action, evaluation and reflection. The use of this
methodology and formative strategies and instruments, adopted throughout
the development process, fostered the transformation and improvement of
educational practice, through the development of reflective, investigative and
questioning skills. This growth simultaneously promoted the development of
the student, and configured just the beginning of a learning process
understood as constant and systematic, and the construction of learning by
children.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório de qualificação profissional foi elaborado no âmbito da
Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, inserida no plano
de estudos do mestrado profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino
do 1º Ciclo do Ensino Básico. Intenta evidenciar o desenvolvimento de
competências pessoais e profissionais pela estudante nos níveis educativos já
referenciados, visando a construção de um perfil docente generalista.
Em primeiro lugar, fundamenta-se o desenvolvimento uma ação dotada de
intencionalidade num quadro teórico-concetual, construído ao longo do
percurso formativo da mestranda, nos normativos legais em vigor, nas
características dos contextos educativos que integrou e nos conhecimentos
sobre cada criança. Posteriormente, apresenta-se através de uma análise
crítica e reflexiva, o desenvolvimento vivenciado pela discente ao longo dos
períodos de estágio que visava promover a progressiva autonomia e
responsabilização pela ação docente.
A metodologia de investigação-ação foi fundamental na construção das
bases do perfil profissional da mestranda pois alicerçou o desenvolvimento da
práxis e estruturou os processos de observação, planificação, ação, avaliação e
reflexão. Esta metodologia e as estratégias e instrumentos formativos que a
integram e que se adotaram nos dois níveis educativos fomentaram a
transformação e a melhoria da prática educativa, através do desenvolvimento
de competências reflexivas, investigativas e indagadoras.
O processo vivenciado promoveu simultaneamente o desenvolvimento da
estudante e a construção de aprendizagens por parte das crianças,
constituindo-se como a primeira etapa de uma aprendizagem ao longo da vida
com vista à constante adaptação e transformação do conhecimento
praxeológico.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This professional qualification report was developed within the ambit of the
curricular unit of Supervised Pedagogical Practice, contemplated in the plan of
studies of the professional master's degree in Preschool Education and in
Teaching 1st Cycle of Basic Education. It intends to highlight the development,
by the student, of personal and professional skills in the aforementioned
educative levels, aiming the construction of a generalist teaching profile.
Firstly, the development of an action endowed with intentionality, is
based on a theoretical and conceptual framework, built along the formative
path of the master's student, in the legal documentation in effect and in the
characteristics of the educational contexts which integrated and knowledge
regarding each child. Thereafter, shows through a critical and reflective
analysis, the development experienced by the student throughout the
internship periods, whose goal was the progressive autonomy and
responsibility by teaching practice.
The research-action methodology was instrumental in building the
foundations of the professional profile of the masters student, as it grounded
the development of the praxis and structured the processes of observation,
planning, action, evaluation and reflection. This methodology and the
strategies and formative instruments which integrate it, that were adopted in
both educative levels, fostered the transformation and improvement of the
educational practice through the development of reflective, inquisitive and
investigative skills.
The experienced process promoted, simultaneously, the development
of the student and the construction of apprenticeships by the children,
establishing itself as the first step in a lifelong learning in order to constantly
adapt and transform praxeological knowledge.
Sofia Raquel da Silva Carvalho
Publicação
Ano da publicação: 2014