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No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar emerge a realização deste
relatório que, de forma descritiva e reflexiva, aborda a ação educativa praticada pela
mestranda na valência de creche e pré-escolar.
A prática pedagógica deve estar sustentada em pressupostos teóricos que
fundamentam e orientam a ação de um Profissional da Educação e, assim sendo, o
trabalho desenvolvido foi apoiado por um quadro referencial teórico e legal, que
ajudou a amplificar o processo de aprendizagem e o desenvolvimento da criança,
partindo de uma perspetiva socioconstrutivista. Ao longo da ação educativa foram
tidos em conta os processo educativos tais como a observação, a planificação, a ação,
a avaliação e a reflexão e estratégias formativas como o trabalho em equipa e as
narrativas reflexivas individuais.
Neste relatório encontra-se uma breve descrição das Instituições onde a
mestranda realizou a sua intervenção pedagógica, bem como dos grupos de crianças
nelas envolvidos, explanando a importância que um educador de infância assume
para ir ao encontro das necessidades e interesses das crianças. Está, ainda, presente
a coconstrução de saberes profissionais através de uma atitude profissional reflexiva
e indagadora onde são apontadas as suas aprendizagens e dificuldades.
Em suma, pretende-se desenvolver as competências profissionais
potenciando a evolução como pessoa e como futura profissional em educação de
infância.
This report emerges under the Master on Preschool Education which
descriptively and reflexively addresses the preschool educational activity practiced by
a Masters student in nursery and pre-school education.
The teaching practice must be supported by theoretical assumptions that
underlie and guide the action of a teacher and, therefore, the present work was
supported by a theoretical and legal framework, which helped amplify the process of
learning and child development taking into consideration a socioconstructivist
perspective. Throughout the educational activity the steps in the educational
process, such as observation, planning, action, evaluation and reflection and training
strategies like teamwork and the individual reflective narratives were taken into
account.
In this report there is a brief description of the institutions where the Masters
student held her pedagogical intervention as well as the group of children involved.
In it she explains the importance that an early childhood educator assumes meeting
the needs and interests of children.
It is also present the co-construction of professional knowledge through a
reflective and questioner professional attitude where the Masters students’
apprenticeships and difficulties are indicated.
In short, we intend to develop professional skills boosting the evolution as a
person and as a future professional in childhood education.
Marisa Freitas de Oliveira
Publicação
Ano da publicação: 2014
Identificadores
ISSN: 201613794