Sobre
O projeto "Desenvolvimento comunitário em Portugal e em Espanha: Literacia sobre a morte e comunidades compassivas" (Referência PA08/CE/24, 22 de abril de 2025) aborda a relevância crescente da morte e do luto no contexto das sociedades contemporâneas, marcada pelo envelhecimento populacional e pela prevalência de doenças crónicas.
Em muitos contextos, como em Portugal e Espanha, a morte foi afastada da esfera familiar e comunitária, passando para o ambiente hospitalar. Este fenómeno, descrito e discutido por vários autores contemporâneos, destaca a morte como um tema/evento “proibido” e uma falha médica, desumanizando o processo. As “cidades compassivas”, fundamentadas no modelo de saúde comunitária da Carta de Ottawa, propõem a reintegração da morte e do luto na esfera pública, capacitando as comunidades a lidar com o ciclo da vida de forma solidária e compassiva. A literacia sobre a morte das comunidades terão o potencial de desenvolver uma cultura de apoio mútuo e preparação para o luto.
O estudo integra três objetivos principais: (1) descrever os níveis de literacia sobre a morte em amostras de Portugal e Espanha, investigando o conhecimento comunitário e as habilidades de apoio em questões de morte e luto; (2) determinar o impacto das iniciativas das comunidades compassivas em Portugal e Espanha, analisando as mudanças geradas em saúde e bem-estar social; (3) e identificar necessidades comunitárias não satisfeitas relacionadas com a morte e o apoio ao luto, oferecendo informações para futuras políticas e intervenções comunitárias.