Desenvolvimento comunitário em Portugal e em Espanha: Literacia sobre a morte e comunidades compassivas

Desenvolvimento comunitário em Portugal e em Espanha: Literacia sobre a morte e comunidades compassivas

Em curso

Sobre

O projeto "Desenvolvimento comunitário em Portugal e em Espanha: Literacia sobre a morte e comunidades compassivas" (Referência PA08/CE/24, 22 de abril de 2025) aborda a relevância crescente da morte e do luto no contexto das sociedades contemporâneas, marcada pelo envelhecimento populacional e pela prevalência de doenças crónicas. 

Em muitos contextos, como em Portugal e Espanha, a morte foi afastada da esfera familiar e comunitária, passando para o ambiente hospitalar. Este fenómeno, descrito e discutido por vários autores contemporâneos, destaca a morte como um tema/evento “proibido” e uma falha médica, desumanizando o processo. As “cidades compassivas”, fundamentadas no modelo de saúde comunitária da Carta de Ottawa, propõem a reintegração da morte e do luto na esfera pública, capacitando as comunidades a lidar com o ciclo da vida de forma solidária e compassiva. A literacia sobre a morte das comunidades terão o potencial de desenvolver uma cultura de apoio mútuo e preparação para o luto.

O estudo integra três objetivos principais: (1) descrever os níveis de literacia sobre a morte em amostras de Portugal e Espanha, investigando o conhecimento comunitário e as habilidades de apoio em questões de morte e luto; (2) determinar o impacto das iniciativas das comunidades compassivas em Portugal e Espanha, analisando as mudanças geradas em saúde e bem-estar social; (3) e identificar necessidades comunitárias não satisfeitas relacionadas com a morte e o apoio ao luto, oferecendo informações para futuras políticas e intervenções comunitárias.

Data de Início

Data de Fim

Grupo de Investigação

Coordenador Interno
Membros Internos
Membros Externos
Gloria Jólluskin
Professora Associada da UFP
Sebastià Verger Gelabert
Diretor
Grupo de Investigação GREID - Escuela inclusiva y diversidad
Maria Rosa Rosselló Ramon
Grupo de Investigação GREID - Escuela inclusiva y diversidad
Parceiros
Universidade Fernando Pessoa (Portugal)
Universidade das Ilhas Baleares (Espanha)
Grupo de Investigação GREID - Escuela inclusiva y diversidad