Em curso
Sobre
Objetivos:
- Investigar as atividades metalinguísticas verbalizadas por professores e alunos durante produções textuais realizadas em salas de aula brasileira, portuguesa e francesa.
- Estudar os conteúdos linguísticos e metalinguísticos dos materiais didático-curriculares usados nas escolas e salas de aula participantes.
- Estabelecer conexões entre o ensino de diferentes aspectos da língua escrita (gráficos, ortográficos, lexicais, gramaticais e textuais), os modos de apropriação desses aspectos pelos aprendizes (brasileiros, portugueses e franceses) e os comentários espontâneos relacionados às emergências de rasuras (orais e escritas) no manuscrito em construção.
Resultados esperados:
Contribuir, através de três estudos, para a compreensão, do ponto de vista cognitivo e linguístico-enunciativo, do “como” e o “que” pensam alunos e professores brasileiros, franceses e portugueses ao realizarem propostas de produção textual em sala de aula. As práticas docentes e os materiais didático-pedagógicos e curriculares usados nessas situações específicas também serão caracterizados, dando indicações de como interferem no manuscrito escolar em construção. Espera-se, com isso, avançar em direção a uma melhor articulação entre o ensino da língua escrita e o aprendizado da produção textual
Data de Início
Data de Fim
Grupo de Investigação
Coordenador Interno
Investigador/a Integrado/a
Parceiros
Instituição Coordenadora: Universidade Federal de Alagoas (Ufal, Brasil)
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade de Pernambuco
Universidade Federal do Agreste de Pernambuco
Universidade Federal de Alagoas
Instituto Politécnico de Leiria
Instituto Politécnico de Santarém
Instituto Politécnico de Setúbal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Université de Toulouse Jean Jaurès
Institut National Supérieur du Professorat et de l’Éducation de Toulouse Occitanie-Pyrénées