Artigo Científico
Na ausência de uma retaguarda familiar capaz de se constituir
como uma rede de segurança e apoio ao desenvolvimento integral
de adolescentes com medida de promoção e proteção, o
Apartamento de Autonomização oferece um espaço no qual os
jovens podem treinar competências que lhes assegurem um futuro
autónomo e minimizem os riscos de exclusão social. Esta
resposta social propõe-se preparar adolescentes, em transição
para a adultez juvenil, para a conquista da responsabilidade de
se autoprotegerem, de cuidarem de si próprios e de assumirem
a sua identidade perante os outros.
Todavia, a construção da Autonomia em contexto institucional
revela-se um desafio, não apenas para os jovens, como também
para as famílias e para os profissionais que com eles trabalham.
Foram, precisamente, as dificuldades experienciadas pelos profissionais
que motivaram o desenvolvimento de um projeto em
educação e intervenção social promotor da eficiência dos Apartamentos
de Autonomização enquanto resposta social, em termos
de promoção da autonomia e da transição bem-sucedida para a
vida adulta.
O presente trabalho constitui, assim, um olhar retrospetivo
sobre o Projeto “Tornar-se Adulto na Casa 5”, que, através da
metodologia de Investigação-Ação Participativa, visou alcançar
a finalidade proposta pelos participantes: “Promover uma
autonomia plena dos jovens da Casa 5, com vista à transição
bem-sucedida para a vida adulta após o término da medida de
promoção e proteção” (Pereira, 2013). Ainda que os resultados
obtidos tenham sido moderadamente satisfatórios, o Projeto terá
contribuído para o desenvolvimento de uma consciencialização
mais crítica acerca das oportunidades e dos constrangimentos
ao desenvolvimento da Autonomia, favorecendo, desejavelmente,
a transição para vida adulta após a desinstitucionalização.
Vera Pereira
Publicação
Ano da publicação: 2014
Identificadores
ISBN: 978-972-8969-06-6