Artigo Científico
A formação profissional de educadores(as) de infância para o trabalho em creche
tem sido reconhecida como influente na qualificação destes serviços, embora seja
frequentemente caracterizada como insuficiente e/ou desajustada às necessidades
associadas ao perfil e respetivas funções profissionais. O presente estudo situase
na formação inicial de educadores(as) de infância, pretendendo analisar a
representatividade e significado atribuído a dimensões pedagógicas na aprendizagem
profissional no âmbito do estágio em creche. Dados oriundos de 41 relatórios de estágio
foram sujeitos a análise dedutiva, com base em dimensões da pedagogia identificadas
na literatura. Os resultados evidenciaram seis dimensões com maior representatividade
e significado nos relatos das estagiárias: experimentação de atividades [propostas
pelo adulto], observação da criança e dos seus contextos proximais, organização de
espaços e materiais, organização do tempo, interação adulto-criança e envolvimento
das famílias. Adiantam-se algumas implicações ao nível dos processos de formação,
com incidência na experiência formativa em contexto de estágio em creche
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Publicação
Ano da publicação: 2018