Sobre
A Economia Circular tem sido apontada como uma das soluções para reduzir procura de matérias primas e minimizar as externalidades negativas. Neste contexto, os Plásticos têm sido apontados com uma prioridade para projetos desta natureza, uma vez que os princípios desta economia podem contribuir significativamente para otimizar a cadeia de fluxo de materiais e minimizar externalidades negativas. A ESE – P. Porto é uma instituição de Ensino Superior cuja missão se centra na Educação e na Formação de Professores e Educadores, e tem desde a sua génese investido a sua atenção nos aspetos relacionados com a Educação Ambiental (EA), Sustentabilidade e Valorização do Património Natural. A ESE – P. Porto tem também dedicado especial atenção à atualização dos meios tecnológicos e dos recursos que mobiliza nas suas ações educativas e nas atividades de sala de aula, designadamente, no que diz respeito à área da impressão 3D, modelação 3D, e na sua incorporação nas atividades letivas. Contudo, estes processos de impressão envolvem a utilização de pol meros cuja fabricação industrial acarreta impactos ambientais negativos, contribuindo também para o incremento da acumulação de plásticos. Esta divergência, entre aquele que é um processo com múltiplas vantagens reconhecidas e as suas consequências ambientalmente negativas, constitui um dos problemas aqui identificados. Um outro problema identificado está relacionado com o facto de haver uma falta de contacto dos cidadãos em geral com os subprodutos resultantes da transformação dos resíduos produzidos. Considera-se que a participação social em todas as etapas do ciclo de vida de um material contribuirá para que uma economia seja mais circular. Este projeto prevê contribuir para a minimização destes problemas, propondo a implementação de um sistema portátil e energeticamente sustentável de reciclagem de resíduos plásticos para a produção do filamento que se utilizará na impressão 3D. A cadeia de reciclagem de plástico estruturase nas seguintes etapas: recolha de plástico usado, trituração, produção de filamento e
design/impressão 3D. Serão recolhidos dados ao longo do projeto no sentido de o monitorizar e de avaliar os seus principais impactos. Os métodos de recolha e análise serão quantitativos e qualitativos. Utilizar-se-ão inquéritos por questionário e realizar-se-ão entrevistas a diretores de agrupamentos e a intervenientes nas ações, nas quais também se farão registos áudio e vídeo.
Objetivos principais
O projeto tem os seguintes objetivos genéricos:
1. Formar e capacitar os professores em temas da economia circular e em temas concretos que deem resposta à Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020
2. Disseminar a utilização 3D em contexto de sala de aula, como uma ferramenta pedagógica eficaz para a EA
3. Sensibilizar os jovens em idade escolar para os objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para a importância dos modelos de Economia Circular
4. Sensibilizar os jovens em idade escolar e alunos do ensino superior para a importância de adoção de práticas de consumo racionais e de condutas ambientalmente sustentáveis
5. Incentivar a replicação de ações EA similares por outros agentes de ensino e noutras áreas geográficas
6. Promover a alteração de comportamentos
O projeto reCICLO+ promove a articulação de saberes entre as áreas da Educação Ambiental para a Sustentabilidade com as tecnologias de fabricação digital. Esta abordagem, por si mesma inovadora, é reforçada pelo facto do projeto se basear no recurso a tecnologias emergentes, que na verdade são muito simples de operar e são amigáveis do utilizador. No entanto, são geralmente desconhecidas pelo público-alvo do projeto (alunos e professores do EB) e geram relutância na sua utilização para solucionar problemas do quotidiano.
O projeto encerra em si um elevado potencial didático. Ao tratar de temas de economia circular relacionados com o problema dos resíduos plásticos, permite, nas ações a serem realizadas nas escolas, abordar conteúdos curriculares de diferentes áreas do conhecimento: Ciências Biológicas (impactos sobre biodiversidade e sustentabilidade ambiental), Ciências Fisico-Químicas (propriedades dos diferentes tipos de plásticos, eficiência energética e e energia solar), Matemática (visualização geométrica tridimensional), Design (desenho 3D para crianças) e Tecnologias (utilização de impressoras 3D e corte-laser/CNC). Desta forma, o projeto envolve a dinamização de atividades STEAM.
As diferentes tecnologias de fabricação digital permitem que os estudantes se envolvam diretamente no processo de criação, do design à produção final, permitindo seguir uma verdadeira metodologia de trabalho de projeto.