Desenvolvimento Integral das Crianças dos 3 aos 6 anos: Diálogos com a Avaliação e a Prática Pedagógica em Jardim de Infância

Desenvolvimento Integral das Crianças dos 3 aos 6 anos: Diálogos com a Avaliação e a Prática Pedagógica em Jardim de Infância

Em curso

Sobre

O investimento na Educação de Infância (EI) tem o potencial de diminuir a necessidade de medidas de remediação educativa e social e pode contribuir para a promoção da aprendizagem e desenvolvimento integral das crianças (Mariano et al., 2019; National Research Council [NRC], 2000; National Scientific Council on the Developing Child [NSCDC]; 2020; Organization for Economic Cooperation and Development [OECD], 2017). É esperado que os contextos de EI proporcionem a todas as crianças oportunidades para fortalecerem competências-chave em vários domínios desenvolvimentais, considerando de forma inclusiva as suas diversas necessidades (Silva et al., 2016). No entanto, o nível de preparação dos sistemas educativos para promover de forma sistemática e efetiva essas competências-chave é ainda, em muitos casos, ineficiente e as crianças continuam a ingressar na escolaridade obrigatória com fragilidades substanciais que constituem um risco para os seus percursos de aprendizagem (OECD, 2017). Para tal, é necessário apoiar os/as profissionais da EI no desenvolvimento de competências para avaliarem, de forma compreensiva e sistemática, indicadores de desenvolvimento e aprendizagem dos seus grupos de crianças, utilizando instrumentos robustos que informem respostas educativas mais eficazes ao nível das práticas e estratégias (OECD, 2017). É, assim, premente capacitar os/as profissionais e as instituições da EI para a tomada de decisões baseadas tanto em evidência científica como em dados sobre a sua realidade local que informem respostas efetivas neste domínio (Cardona et al., 2021; Darling-Hammond et al., 2024). O desenvolvimento profissional dos/as educadores/as é, neste caso, fundamental para assegurar que a educação proporcionada esteja alinhada com os princípios de equidade e de qualidade, contribuindo de forma efetiva para os objetivos mais amplos de desenvolvimento sustentável e inclusão social.

Procurando interligar a formação de Educadores/as de Infância, a investigação e a inovação em Educação, este projeto de investigação visa caracterizar as práticas de avaliação das aprendizagens e desenvolvimento de crianças dos 3 aos 6 anos de idade em jardins de infância em Portugal. Visa igualmente desenvolver um programa de formação que promova competências profissionais para uma rigorosa identificação das áreas de desenvolvimento e aprendizagem fortes, emergentes ou em desenvolvimento das crianças a frequentar a EI, procurando compreender o impacto deste programa nas práticas e nas estratégias dos/as profissionais em contexto de JI. Os/As participantes das duas fases do projeto incluem Coordenadores/as e Educadores/as de Infância com sala atribuída em jardins de infância em Portugal. É esperado que, após a conclusão deste projeto, estes/as participantes sejam capazes de conhecer e selecionar estratégias de avaliação de indicadores de desenvolvimento e aprendizagem das crianças e conceber, implementar e monitorizar de forma efetiva práticas e estratégias promotoras de áreas-chave do desenvolvimento infantil, contribuindo, assim, para uma educação inclusiva de elevada qualidade. Este projeto de investigação, a ser desenvolvido ao longo de 12 meses, será baseado num estudo de natureza observacional e exploratória, privilegiando-se uma abordagem multi-métodos (com diferentes momentos de recolha de dados quantitativos e qualitativos), incluindo componentes distintas, mas complementares, de investigação e de formação profissional. O programa de formação, a ser desenvolvido ao longo de 25 horas, de natureza teórico-prática, será baseado numa abordagem blended learning, com contacto presencial e online e trabalho autónomo, na avaliação e coconstrução de respostas de intervenção robustas e adequadas à realidade local dos participantes, envolvendo diversas componentes como sessões de formação, atividades práticas de avaliação em contexto e a conceção e implementação de um plano de intervenção.

Com o desenvolvimento deste projeto é esperado um impacto significativo, não só pela capacitação de profissionais e demais interessados/as nestas áreas de intervenção, mas também no robustecimento das respostas educativas, fornecendo evidências para informar, apoiar e avaliar a ação no contexto da EI. Adicionalmente, serão produzidos conhecimentos úteis para a orientação de decisores/as políticos/as, escolas/agrupamentos escolares e equipas de profissionais na conceção de intervenções baseadas em dados e evidências, destinadas a combater as desigualdades e a criar oportunidades para que todas as crianças possam ter sucesso.

 

Refª inED/2024/3

Data de Início

Data de Fim

Coordenador Interno
Membros Internos
Membros Externos
Margarida Barbieri
Escola Superior de Educação do P.PORTO

Produtos

CURSO DE FORMAÇÃO
Prática Pedagógica e Avaliação do Desenvolvimento Integral de Crianças dos 3 aos 6 anos
25 horas / formato b-learning