PEdLab - Laboratório de Prática Educativa, Artefactos e Usabilidade no Ensino e na Aprendizagem | ESE-IPC
O PEdLab - Laboratório de Prática Educativa, Artefactos e Usabilidade no Ensino e na Aprendizagem (anteriormente designado por Laboratório de Usabilidade), já integrado no inED, sediado na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC). O Laboratório de Prática Educativa, Artefactos e Usabilidade no Ensino e na Aprendizagem visa promover a inovação e desenvolvimento de práticas educativas que propiciem aprendizagens efetivas com recurso a metodologias ativas - como a metodologia de projeto e as práticas de ensino exploratório - e a usabilidade de diversos tipos de artefactos como mediadores epistémicos nas aprendizagens. Neste sentido pretende-se contribuir para o aprofundamento do conhecimento científico, pedagógico e didático nas diversas dimensões da prática educativa.
Objetivos
Os principais objetivos do PEdLab são:
Dinamizar projetos de investigação e intervenção que explorem metodologias emergentes e que desenvolvam artefactos inovadores de modo que a sua usabilidade contribua para avanços significativos na prática educativa.
Capacitar e apoiar (futuros) educadores e (futuros) professores na implementação de práticas educativas inovadoras através de metodologias ativas e da usabilidade de artefactos emergentes.
Disponibilizar programas de formação contínua e especializada que respondam às necessidades emergentes dos profissionais da educação.
Aprofundar a colaboração com a comunidade local e com instituições congéneres, nacionais e internacionais de modo a promover projetos colaborativos e estabelecer redes de cooperação que respondam às necessidades educativas da região, fomentando a inclusão e o sucesso escolar.
Promover a partilha de conhecimentos e a reflexão crítica sobre práticas educativas através da organização de eventos científicos e pedagógicos que estimulem a troca de experiências, o debate construtivo e a divulgação dos resultados das investigações.
Descrição dos principais equipamentos
- 7 tablets
- 7 robôs Mind Design
- 12 robês Super Doc
- 6 robôs Buble
- 12 Kits Micro:bit go v2
- 12 tapetes para cenários de aprendizagem com robôs
- 1 EPOC Flex Gel Sensor Kit - 56cm
- 1 Pupil Core eye tracking headset
- 1 Equipamento eyetracking Gazepoint
- 1 LCD de projeção
- 1 datashow
Projetos Institucionais
Projeto Hypatiamat na ESEC - https://www.esec.pt/investigacao-projetos/projetos-de-investigacao-intervencao/hypatiamat-na-esec/ [ESEC-IPC, em curso desde 2018]
Projeto REFEPESEC - Robótica Educativa na Formação de Educadores e Professores - https://www.esec.pt/investigacao-projetos/projetos-de-investigacao-intervencao/projeto-refpesec-robotica-educativa-na-formacao-de-professores/ [ESEC-IPC; em curso desde 2020]
Projeto Kinder - https://www.esec.pt/investigacao-projetos/projetos-de-investigacao-intervencao/projeto-kinder/ [ESEC-IPC, em curso desde 2021]
Projeto Viajar com Livros – https://www.esec.pt/investigacao-projetos/projetos-de-investigacao-intervencao/projeto-viajar-com-livros/ [ESEC-IPC, em curso desde 2021]
Projeto Pensamento Computacional e desenvolvimento do conhecimento didático na formação inicial de professores (FCT/Bolsas de Doutoramento 2022 - 2022.09720.BD; Instituições de acolhimento: ESEC-IPC, UTAD, CDITFF)
Projeto A articulação do conhecimento didático da matemática e a robótica educativa (FCT/Bolsas de Doutoramento 2020 - 2020.06821.BD; Instituições de acolhimento: ESEC-IPC, UTAD, CDITFF)
Projeto STEAMing Ahead: Moving the STEAM Approach forward through teacher-led cooperation (2021-2024) - https://www.esec.pt/investigacao-projetos/projetos-de-investigacao-intervencao/steaming-ahead-moving-the-steam-approach-forward-through-teacher-led-cooperation/
Projeto La evaluación de los aprendizajes universitarios con tecnologías emergentes: beneficios y riesgos de la Inteligencia Artificial (EVALIATE), investigador responsável principal o Professor Doutor Manuel Cebrián de la Serna pertencente à Universidade de Málaga, Espanha, com a referência D5-2023-02, julho de 2023 a Julho de 2024.
Projeto EMiNC - https://ces.uc.pt/pt/investigacao/projetos-de-investigacao/projetos-financiados/eminc-iniciativa-para-o-envolvimento-dos-homens-no-cuidado
Projeto Equichampions - https://ces.uc.pt/pt/investigacao/projetos-de-investigacao/projetos-financiados/equi-champions
Projeto Profinfância - https://ces.uc.pt/pt/investigacao/projetos-de-investigacao/projetos-financiados/centro-comunitario-de-coimbra-rede-proinfancia
Projeto RelationalLab - https://www.relationallab.pt/
Redes
Rede EVALIATE – La evaluación de los aprendizajes universitarios con tecnologías emergentes: beneficios y riesgos de la Inteligencia Artificial coordenada pela Universidade de Málaga. https://www.esec.pt/investigacao-projetos/projetos-de-investigacao-intervencao/evaliate-la-evaluacion-de-los-aprendizajes-universitarios-con-tecnologias-emergentes-beneficios-y-riesgos-de-la-inteligencia-artificial/
Rede Latinoamericana de Investigación en Educación Estadística (RELIEE). https://www.esec.pt/investigacao-projetos/projetos-de-investigacao-intervencao/reliee/
Rede Iberoamericana en Investigación en Formación del Professorado de Educación Física (RIIFPEF). https://www.esec.pt/investigacao-projetos/projetos-de-investigacao-intervencao/riifpef/~
Rede Iberoamericana de Investigadores en Educación, Deporte, Innovación Y Salud (EDISA). https://www.esec.pt/investigacao-projetos/projetos-de-investigacao-intervencao/oneduca/
Apoios
Instituto Politécnico de Coimbra (IPC)
Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC)
Núcleo de Investigação em Educação, Formação e Intervenção (NIEFI)
Associação Hypatiamat (AHM)
Instituto de Telecomunicações (IT)
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)
Investigadores responsáveis do inED
Sónia Costa: soniacosta@esec.pt e Fernando Martins – fmlmartins@esec.pt
Membros – todos os investigadores do Pólo de Coimbra
https://www.esec.pt/ined-centro-de-investigacao-e-inovacao-em-educacao/