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Apesar de em Portugal, nas últimas décadas, ter aumentado substancialmente o número de estudantes a aceder ao Ensino Superior (ES), com a consequente diversificação do corpo estudantil no que respeita às suas caraterísticas pessoais, académicas e motivacionais (e.g., Fragoso & Valadas, 2018; Vasconcelos, Almeida, & Monteiro, 2009) e de terem surgido novas formas de aceder ao ES e novos cursos, a investigação
relativa à transição para o ensino superior é predominantemente realizada em contexto universitário, com estudantes de licenciatura e/ou mestrado. A investigação em contexto de ensino superior politécnico e, particularmente, abrangendo estudantes de outros ciclos de estudos, como de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), é escassa. Assim, o objetivo principal deste projeto de investigação é estudar as expectativas e percursos de estudantes do Ensino Superior Politécnico, analisando em que medida as variáveis sociodemográficas dos/as estudantes, as suas crenças de autoeficácia e as características dos próprios contextos de formação se relacionam com as suas escolhas e com o seu percurso académico. O percurso académico dos/as estudantes do CTeSP será estudado com maior profundidade, considerando que não se conhecem muitos estudos acerca dos CTeSP, e que são frequentados por estudantes em situação académica e de origens diversas das licenciaturas. A investigação será predominantemente quantitativa, recorrendo a questionários, na sua maioria já estudados em Portugal (e.g., Questionário de Perceções Académicas-Expectativas de Deaño et al., 2014; Questionário das Dificuldades Antecipadas na Adaptação ao Ensino Superior, de Casanova & Almeida, 2017). Espera-se que participem no estudo pelo menos 500 estudantes de diversas escolas do Ensino Superior Politécnico, a frequentarem CTeSP e licenciaturas, em áreas científicas diferentes. Serão realizadas entrevistas a um pequeno número de participantes que tenham desistido dos cursos, para se estudar aprofundadamente os motivos da desistência. Esta investigação poderá contribuir para a construção de conhecimento acerca da transição para o Ensino Superior Politécnico, ampliando o conhecimento atual mais abundante acerca do Ensino Universitário. O
foco nos CTeSP traz contributos adicionais, no sentido de se conhecerem melhor as expectativas e vivências dos/as estudantes, de modo a que as instituições de ensino possam ter essas informações em consideração nas suas decisões, melhorando as políticas para a adaptação e a integração académicas, e adequando-as às necessidades específicas reveladas por estes/as estudantes.
Ref ª inED/2020/5