Transição para o Ensino Superior Politécnico e percursos académicos: o papel dos motivos das escolhas, das expectativas e de variáveis sociodemográficas dos/as estudantes

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Apesar de em Portugal, nas últimas décadas, ter aumentado substancialmente o número de estudantes a aceder ao Ensino Superior (ES), com a consequente diversificação do corpo estudantil no que respeita às suas caraterísticas pessoais, académicas e motivacionais (e.g., Fragoso & Valadas, 2018; Vasconcelos, Almeida, & Monteiro, 2009) e de terem surgido novas formas de aceder ao ES e novos cursos, a investigação
relativa à transição para o ensino superior é predominantemente realizada em contexto universitário, com estudantes de licenciatura e/ou mestrado. A investigação em contexto de ensino superior politécnico e, particularmente, abrangendo estudantes de outros ciclos de estudos, como de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), é escassa. Assim, o objetivo principal deste projeto de investigação é estudar as expectativas e percursos de estudantes do Ensino Superior Politécnico, analisando em que medida as variáveis sociodemográficas dos/as estudantes, as suas crenças de autoeficácia e as características dos próprios contextos de formação se relacionam com as suas escolhas e com o seu percurso académico. O percurso académico dos/as estudantes do CTeSP será estudado com maior profundidade, considerando que não se conhecem muitos estudos acerca dos CTeSP, e que são frequentados por estudantes em situação académica e de origens diversas das licenciaturas. A investigação será predominantemente quantitativa, recorrendo a questionários, na sua maioria já estudados em Portugal (e.g., Questionário de Perceções Académicas-Expectativas de Deaño et al., 2014; Questionário das Dificuldades Antecipadas na Adaptação ao Ensino Superior, de Casanova & Almeida, 2017). Espera-se que participem no estudo pelo menos 500 estudantes de diversas escolas do Ensino Superior Politécnico, a frequentarem CTeSP e licenciaturas, em áreas científicas diferentes. Serão realizadas entrevistas a um pequeno número de participantes que tenham desistido dos cursos, para se estudar aprofundadamente os motivos da desistência. Esta investigação poderá contribuir para a construção de conhecimento acerca da transição para o Ensino Superior Politécnico, ampliando o conhecimento atual mais abundante acerca do Ensino Universitário. O
foco nos CTeSP traz contributos adicionais, no sentido de se conhecerem melhor as expectativas e vivências dos/as estudantes, de modo a que as instituições de ensino possam ter essas informações em consideração nas suas decisões, melhorando as políticas para a adaptação e a integração académicas, e adequando-as às necessidades específicas reveladas por estes/as estudantes.

 

Ref ª inED/2020/5

Start Date

End Date

Internal Coordinator
Internal Members
External Members
Ana Maria Porto
Professora Titular
Universidade de Santiago de Compostela
Sérgio Gomes
Doutorando na Universidade de Vigo
Ernesto Paulo Brito da Fonseca
Docente
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico Universitário, CESPU