Reforço da formação de professores de matemática em países de Língua Oficial Portuguesa numa lógica STEAM e GeoGebra

Em curso

Sobre

Missão

  • Ensino e Aprendizagem da Matemática com o GeoGebra em contexto STEAM
  • Formação de Professores Matemática, Geogebra & STEAM em Cabo Verde

Objetivos

A intervenção tem como objetivo o reforço da formação dos 26 formadores Geogebra cabo-verdianos para a obtenção do nível III, a partir dos Polos da UniCV da Praia e Mindelo e a realização de oficinas piloto de formação de professores dos Ensinos Básico e Secundário em diferentes concelhos das Ilhas de Santiago e São Vicente, como parte deste processo de certificação.

A formação incide na área de matemática e no uso do software GeoGebra em contexto STEAM(1), bem como no desenvolvimento de práticas que contribuam para a melhoria da aprendizagem dos alunos, através da formação de formadores e formação inicial de professores e da introdução do software GeoGebra na prática dos docentes, mediante abordagens contextualizadas e que estabelecem conexões intra e extra matemática.

Concomitantemente o projeto tem uma vertente de investigação, integrada no projeto de investigação GeoGebra & STEAM - Formação de Professores - Ensino e Aprendizagem Matemática em contexto STEAM com o GeoGebra nos Países de Língua Oficial Portuguesa, em desenvolvimento no Centro de Investigação e Inovação em Educação inED da ESE-IPP.

 

Ação 0 - Atividades preliminares do projeto

1 - Reuniões com entidades organizadoras do Projeto

  • Data: 2020-02-10 | Intervenientes: Reitoria da Uni-CV; Equipe de Coordenação do Projeto; OEI  |Assunto: 1ª Reunião de Coordenação do Projeto.
1ª Reunião de Coordenação do Projeto.

Data: 2020-10-27 | Intervenientes: Equipe de Coordenação do Projeto, Gabinete de Comunicação e Imagem da UniCV, OEI | Assunto: 2ª Reunião de Coordenação do Projeto – Esclarecimentos sobre alguns aspetos relacionados com a preparação da logística para as sessões de formação e webinares dos dias 29 e 30.

 

2 - Reuniões com a Direção Nacional de Educação/Comunicações estabelecidas

Data: 2020-01-09 | Intervenientes: Reitoria da Uni-CV (Vice-Reitora Profª Astrigilda Silveira e Pró-Reitor Prof. João Cardoso); Equipe de Coordenação do Projeto; Diretora SIEPC (DNE), Profª Eleonora Monteiro (em substituição da Diretora Nacional de Educação); Diretora SGEDC (DNE), Profª Rosa Silva | Assunto: : 1ª Reunião do Projeto com a Direção Nacional de Educação.

Data: 2020-01-23 | Intervenientes: Reitoria da Uni-CV (Reitora Profª Judite Nascimento, Vice-Reitora Profª Astrigilda Silveira e Pró-Reitor Prof. João Cardoso); Equipe de Coordenação do Projeto; Diretora SGEDC (DNE), Profª Rosa Silva | Assunto: 2ª Reunião de Coordenação do Projeto – Esclarecimentos sobre alguns aspetos relacionados com a preparação da logística para as sessões de formação e webinares dos dias 29 e 30.

Data: 2020-02-10 | Intervenientes: Reitoria da Uni-CV; ME / DNE / Dir. SIEPC - Eleonora H. Monteiro; ME / DNE / Rosa Maria Paulete Fortes silva | Assunto: Submissão do projeto à Direção Nacional de Educação.

Data: 2020-02-11 | Intervenientes: Reitoria da Uni-CV; ME / DNE / Dir. SIEPC - Eleonora H. Monteiro; ME / DNE / Rosa Maria Paulete Fortes silva | Assunto: Apresentação do projeto de Formação de Formadores e formação piloto de professores Matemática, GeoGebra & STEAM em Cabo Verde à Direção Nacional de Educação e formalização do pedido de parceria.

Data: 2020-02-20 | Intervenientes: Reitoria da Uni-CV; ME / DNE / Dir. SIEPC - Eleonora H. Monteiro; ME / DNE / Rosa Maria Paulete Fortes silva | Assunto: Submissão da proposta de calendário das sessões de formação à DNE para validação e envio da lista dos professores dos Ensinos Básico e Secundário certificados de formadores em GeoGebra de Nível II.

Data: 2020-03-04 | Intervenientes: Reitoria da Uni-CV; ME / DNE / Dir. SIEPC - Eleonora H. Monteiro; ME / DNE / Rosa Maria Paulete Fortes silva | Assunto: Validação da proposta de calendário das sessões de formação pela DNE; solicitação da DNE à Uni-CV para a elaboração de uma proposta de carta convite a ser enviada às Escolas; concordância da DNE para a Uni-CV elaborar uma proposta do acordo a ser celebrado entre as partes; Assunção da responsabilidade por parte da DNE para a dispensa dos professores.

Data: 2020-03-05 | Intervenientes: Reitoria da Uni-CV; ME / DNE / Dir. SIEPC - Eleonora H. Monteiro; ME / DNE / Rosa Maria Paulete Fortes silva | Assunto: Confirmação da disponibilidade de a Uni-CV elaborar as propostas de carta convite a ser enviada às Escolas e do acordo a ser celebrado entre as partes.

Data: 2020-03-05 | Intervenientes: Reitoria da Uni-CV | Assunto: pedido de elaboração do acordo de parceria para ser celebrado entre a Uni-CV e a DNE.

Data: 2020-03-06 | Intervenientes: Reitoria da Uni-CV | Assunto: pedido de encontro pelo Assessor para Relações Internacionais, Cooperação e Mobilidade da Uni-CV com os membros da equipa reitoral (Vice-Reitora e Pró-Reitor) para discussão dos aspetos a serem contemplados no acordo de parceria para ser celebrado entre a Uni-CV e a DNE.

Data: 2020-03-09 | Intervenientes: Reitoria da Uni-CV; ME / DNE / Dir. SIEPC - Eleonora H. Monteiro; ME / DNE / Rosa Maria Paulete Fortes silva | Assunto: envio dos nomes das escolas a que pertencem os professores formadores de nível II e da carta convite à DNE para ser enviada às Escolas.

Data: 2020-03-09 | Intervenientes: Reitoria da Uni-CV | Assunto: Discussão dos pontos a serem incluídos na proposta de protocolo e contrapartidas institucionais as serem assumidas no âmbito do projeto.

 

Ação 1 - Formação de Formadores - Geogebra & STEAM em Cabo Verde
Publico alvo - Equipa de formadores (professores do ensino básico, secundário e superior)

Formadores:

Astrigilda Pires Silveira        ( Membro da Equipa de Coordenação da Investigação)

JJosé Manuel Dos Santos      (Coordenador Científico)

 

1º momento de formação - 10 de setembro de 2020

Local: Online - TEAMS - UniCV (unicv.edu.cv) 

Horário: 8:30-12:30 e 14:00-17:00
 

2º momento de formação - outubro de 2020 (Data a anunciar)

 

Ação 2 - Ensino e Aprendizagem da Matemática com o GeoGebra em contexto STEAM

Público alvo: Professores dos ensinos básico, secundário e superior

Formadores: Equipa de Formadores, de Coordenação da Formação e de Coordenação da Investigação do projeto.

 

1º momento de formação - 10 de setembro de 2020

Local: Online - TEAMS - UniCV (unicv.edu.cv) 

Horário: 8:30-12:30 e 14:00-17:00

Intervenientes: Equipe de Coordenação do Projeto; Equipa de formadores.

2º momento de formação - 29 e 30 de outubro de 2020

Local: Online - TEAMS - UniCV (unicv.edu.cv) 

Horário: 8:30-12:30

Intervenientes: Reitora da Uni-CV ; Diretora do Escritório da OEI; Fundação Calouste Gulbenkian; Equipe de Coordenação do Projeto; Equipa de formadores.

Assunto: Sessão de formação de formadores – Online – 2º Momento – 1º dia

2020-10-29_2MFF-CV_012020-10-29_2MFF-CV_022020-10-29_2MFF-CV_02

 

 

 

Ação 3 - Desenvolvimento de experiências de ensino em escolas de Cabo Verde

              Este trabalho decorrerá no ano letivo de 2020-2021 nas ilhas de São Tiago e São Vicente em escolas de diversos graus de ensino.

 

 

Publicações:

E-Book:

“Formação de Formadores em GeoGebra para Cabo Verde” - ISBN: 978-989-54789-0-3

                                           (Gratuito na loja da GoogleApple)

 

dos Santos, J. dos S., & Silveira, A. (2021). Formação de formadores e formação piloto de professores de Matemática com o GeoGebra em contexto STEAMSensos-E8(1), 88–100. https://doi.org/10.34630/sensose.v8i1.3805

 

Links:

https://www.geogebra.org/u/institutogeogebraunicv

https://www.geogebra.org/u/igportugal

 

Notícias:

 

09/07/2020 - OEI lança E-Book gratuito de “Formação de Formadores em GeoGebra para Cabo Verde”, em língua portuguesa

 

27/05/2021 - Dos Santos, José Manuel Dos Santos; Astrigilda Silveira (2A15-3C2B-7889). 2021. O GeoGebra como ferramenta pedagógica para a investigação e a inovação em Educação Matemática no contexto dos países de Língua Oficial Portuguesa. Comunicação na IV CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA NO SISTEMA MUNDIAL, inserida no painel do EIXO 4 CIÊNCIA, INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA - Horizontes e Perspetivas da Língua Portuguesa, organizada pelo Ministério da Educação de Cabo Verde, pela CPLP e pelo IILP. https://www.cplp.org/id-4447.aspx?Action=1&NewsId=9149&M=NewsV2&PID=10872. YouTube: https://youtu.be/3zczwpEMQlI

 

 

 

(1) STEAM -  Acrónimo de Science, Technology, Engineering, the Arts and Mathematics. A educação STEAM designa uma abordagem para promover a aprendizagem que recorre a contextos das Ciências, da Tecnologia, da Engenharia, das Artes e da Matemática como ponto de partida para orientar a exploração\investigação, o diálogo e o pensamento crítico dos estudantes.

Grupo de Investigação
Data de Início
Data de Fim

Coordenador Interno

Coordenador Externo

Links

Parceiros

Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
Universidade de Cabo Verde
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Centro de Investigação e Inovação em Educação
Ministério da Educação da República Portuguesa
Ministério da Educação do Governo de Cabo Verde

Apoio Financeiro