COVID-19 pandemic and early education services for 0-3 children: Educational and social impact

COVID-19 pandemic and early education services for 0-3 children: Educational and social impact

Em curso

Sobre

Educação em creche em tempos de Covid-19: Impacto educativo e social

O presente estudo visa analisar o impacto educativo e social da pandemia por COVID-19 nas creches, em Portugal. As creches foram os primeiros serviços educativos a reabrir (18 Maio 2020), depois de dois meses de encerramento imposto pelo Governo. A reabertura originou um debate nacional acerca dos desafios críticos de encontrar um equilíbrio entre a adoção de medidas sanitárias de prevenção e controlo (MSPC) e as especificidades das práticas educativas e de cuidados com bebés e crianças pequenas. MSPC foram publicadas pela Direção-Geral de Saúde e implementadas à escala nacional nas creches. Até ao momento, a evidência internacional acerca do possível comprometimento das experiências de bebés e crianças causado pela implementação das MSPC nas creches é escassa. Alguns dados prévios têm sugerido que a pandemia COVID-19 e a implementação de MSPC poderão ter um impacto negativo a curto e longo prazo no bem-estar, aprendizagem e desenvolvimento das crianças.

Este estudo transversal apresenta a seguinte questão de investigação: Qual o impacto educativo e social das medidas MSPC nas creches? Especificamente, pretende-se analisar: (a) MSPC implementadas nas creches; (b) alterações percebidas ao nível das práticas pedagógicas; (c) efeitos percebidos ao nível do bem-estar de crianças e profissionais; (d) literacia digital em saúde das/os profissionais.

A recolha de dados será feita através de um inquérito online, desenvolvido pela equipa de investigação, e alojado na plataforma survey monkey.

Os resultados do estudo visam informar futuras iniciativas ao nível da intervenção, passíveis de mitigar o impacto da COVID-19.

 

COVID-19 pandemic and early education services for 0-3 children: Educational and social impact

This research addresses the educational and social impact of COVID-19 on centre-based early education services for 0-3 children. In Portugal, early childhood education and care (ECEC) services for 0-3 children were the first education services to reopen (May, 18), following two months of mandatory closure. National debate arose on the critical challenges of balancing health containment measures (HCM) with the specificities of education and care practices with babies and young children. HCM issued by the central government had to be implemented nationwide by ECEC services. Until now, there is scant international evidence about to what extent the implementation of HCM is compromising the experiences of very young children and adults in ECEC centres. The few previous studies suggested that COVID-19 pandemic and containment measures could have negative short- and long-term impacts on children’ well-being, learning and development.

This cross-sectional study addresses the following research question: What is the educational and social impact of HCM on centre-based ECEC services for 0-3 children? Specifically, we intend to examine: (a) HCM implemented in ECEC contexts, (b) perceived changes on pedagogical practices, (c) perceived effects on children and teachers’ well-being, and (d) professionals’ digital health literacy. The study will target professionals from all Portuguese ECEC. An online survey using the platform survey monkey will be developed.

The results of this study are beyond its end because it has the potential to inform future intervention initiatives to ameliorate the impact of COVID-19.

 

Política de proteção de dados

O estudo obteve parecer favorável da Comissão de Ética do inED (PA8/CE/20, de 21 de dezembro). Será garantido o anonimato das/os participantes e das instituições envolvidas, a confidencialidade e uso exclusivo dos dados para o presente estudo. Para mais esclarecimentos, não hesite em contactar a investigadora responsável, Sara Barros Araújo (creche_impactoCovid19@ese.ipp.pt). Poderá também contactar o encarregado de proteção de dados do IPP (email: dpo@ipp.pt) para esclarecer questões sobre a proteção dos seus dados.

As/Os participantes não têm riscos ou benefícios imediatos, porém os resultados do estudo poderão contribuir para a compreensão das questões em análise.

Os dados recolhidos serão utilizados para fins de investigação científica e mantidos num equipamento protegido com senha, conhecida apenas pela equipa de investigação, por um período de cinco (5) anos. Os dados pessoais recolhidos serão apagados no final do projeto de investigação. No entanto, os dados poderão ser reutilizados, para fins estatísticos e de investigação e, portanto, compatíveis com a finalidade para a qual foram originalmente recolhidos.

Foram adotadas medidas organizativas e técnicas adequadas à proteção dos dados e à mitigação dos riscos inerentes ao seu tratamento, incluindo a pseudonimização, a cifragem e o controlo de acessos. Não haverá qualquer divulgação ou comunicação de resultados individuais. Os dados recolhidos serão exclusivamente utilizados para este estudo. Apenas os investigadores envolvidos no projeto terão acesso aos seus dados e estão obrigados a sigilo profissional.

Data de Início

Data de Fim

Grupo de Investigação

Coordenador Interno
Membros Internos
Membros Externos
Parceiros
Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho