Livros e Capítulos

Livros e Capítulos

2021

Livros

Internacional

  1. Coelho, S.V. (2021). The War of the Two Brothers The Portuguese Civil War 1828-1834. Warwick: Helion & Company Publishers. ISBN 978-1—914059-26-1.
     
  2. Cruz, M., Pinto, C. (2021). IssuEs – Issues in Education. Porto: Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. ISBN:  978-972-8969-49-3.

Nacional

  1. Cruz, M. (2021). PEPPA 6/7 - Primary English Practice Programme - Relatório do Projeto 20/21. Porto: Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. ISBN: 978-972-8969-51-6. 
     
  2. Cruz, M., Pinto, C., & Costa, R. (2021). PEPPA 6/7 - Primary English Practice Programme 6/7 - Relatório do Projeto 19/20. Porto: Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. ISBN: 978-972-8969-50-9.
     
  3. Pinheiro, A., Silva, B., Craveiro, C., & Medeiros, P. (2021). Educação de Infância em Moçambique: um estudo sobre as Escolinhas Comunitárias do Niassa. Porto: ESEPF. ISBN 978-989-53380-30.
     
  4. Neves, I. (Coord.), Nogueira, I.C., & Medeiros, P. (2021). Mapeamento da diversidade cultural e linguística do concelho da Póvoa de Varzim. Porto: ESEPF. ISBN 978-989-53380-0-9
     
  5. Rodrigues, A.R. & Serrão, C. (2021). Renascer. Lisboa: Editora Influencia.
     
  6. Barbosa, S. (2021). Cultura Popular como Lugar de Memórias – A Língua Gestual Portuguesa. Rio Tinto: Mosaico de Palavras Editora. ISBN – 978-989-8921-71-0
     
  7. Duarte, P. (2021). Pensar o desenvolvimento curricular: uma reflexão centrada no ensino. Porto: Escola Superior de Educação do Porto. ISBN: 978-972-8969-55-4
     
  8. Teixeira, I., & Diogo, F. (Orgs.) (2021). Autonomia e Flexibilidade Curricular. Relatos de experiências de formação contínua de docentes no CFAE MarcoCinfães 2019-2021. Marco de Canaveses: Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Marco de Canaveses e Cinfães. ISBN 978-989-53214-0-7.
     
  9. Pinheiro, A., Chaúque, D., Silva, B., Craveiro, C., Banze, D., & Medeiros, P. (org.) (2021). Brincar e Tchovar pela Infância. Porto: ESEPF ISBN 978-989-54506-7-1 http://hdl.handle.net/20.500.11796/2981

Capítulos de Livro

Internacional

  1. Breda, A. M. R. D. A., da Silva Trocado, A. E. B., & Dos Santos, J. (2021, January). Torus and Quadrics Intersection Using GeoGebra. In International Conference on Geometry and Graphics (pp. 484-493). Springer, Cham.
     
  2. Cruz, M. (2021). Entre modelos de enseñanza de las variedades del español y los peligros de la norma panhispánica. In M. Saracho-Arnáiz & Otero-Doval, H. (Eds.), Internacionalización y enseñanza del Español como Lengua Extranjera: Plurilingüísmo y Comunicación Intercultural. Porto: ASELE. ISBN: 978-84-932766-8-3.
     
  3. Escudeiro, N., Cruz, M., Escudeiro, P. (2021). ATHENA: a Novel Higher Education Approach to Advance a Green Digital Europe. Proceedings of 2021 IEEE Open Conference of Electrical, Electronic and Information Sciences (eStream), Vilnius, Lithuania, pp. 1-6. ISBN: 978-1-4503-8516-9.
     
  4. Fernandes, R. Barbot, A. & Rodrigues, P. (2021). Robótica educativa no ensino de ciências naturais em ambiente de aprendizagem não formal. In F. Teixeira, F. Paixão, A. Frias, S. Silveira, D. Vaz & J. Morgado (Eds.). Educação em Ciências: Interações e desafios (pp. 90-94). ISBN 978-989-99491-1-9.
     
  5. Graça, V., Quadros-Flores, P., & Ramos, A. (2021). O potencial das ferramentas cognitivas Educaplay e LearninApps na consolidação de saberes. In C. Fernández; B. García; M. Miranda; H. Delgado (Ed.), La evaluación de las enseῆanzas en los contextos digitales: nuevas perspectivas y enfoques evaluativos (pp. 98-110). Editorial DYKINSON. ISBN: 978-84-1377-896-9
     
  6. Macedo, A. C. V. & Gomes, J. A. (2021). Blanca Ana Roig Rechou: caminhos de uma construtora de pontes. In Neira Rodríguez, M. & Requeixo, A. Verbas Amigas. Estudos en homenaxe a Blanca Ana Roig Rechou (pp. 385-985). Santiago de Compostela: Xunta de Galicia e Centro Ramón Piñeiro para Investigación en Humanidades. ISBN: 978-84-453-5373-8
     
  7. Macedo, A. C. V. & Gomes, J. A. (2021). História do Sábio Fechado na sua Biblioteca, de Manuel António Pina: uma meditação sobre a vida e a morte. In Neira Rodríguez, M., Roig Rechou, B.-A., & Soto López, I. A morte e as súas representacións na LIX Ibérica e Iberoamericana (pp. 505-513). Santiago de Compostela: Xerais e Centro Ramón Piñeiro para Investigación en Humanidades. ISBN: 978-84-9121-9
     
  8. Medeiros, P., Craveiro, C., Silva, B., Pinheiro, A. & Cunha, A. I. (2021).  Um olhar sobre espaço e materiais: relato de uma viagem por instituições de Educação de Infância em Maputo. In A. J. N. da Silva (org.) (2021). O campo teórico-metodológico-epistemológico da educação no fomento da questão política da atualidade. Ponta Grossa: Atena.  ISBN 978-65-5706-931-8 DOI: 10.22533/at.ed.31821250316
     
  9. Nunes, E., & Cruz, M. (2021). Game-Based Learning: A Push for Introducing a C(Classroom)-MORPG.  In Á. Rocha, H. Adeli, G. Dzemyda, F. Moreira, & A. M. Ramalho Correia (Eds.), Trends and Applications in Information Systems and Technologies (pp. 663–670). Springer International Publishing.
     
  10. Pássaro, A. C., Regra, M.C., Serrão, C., & Marques, P. (2021). Cultural adaptation reliability of the questionnaire of sex education in schools. In P.F da Silva & D. Soares, Saúde coletiva – avanços e desafios para a integridade do cuidado, Vol. 3 (pp.152-165). Guarajá: São Paulo. ISBN 978-65-5360-012-6; DOI 10.37885/978-65-5360-012-6.
     
  11. Santos, F., & Zittel, L. (2021). Social and Emotional Development through Preschool Education. In P. Wright & K. Richards (Eds), Teaching Social and Emotional Learning in Physical Education. Jones & Bartlett Learning.
     
  12. Saracho, M., Otero-Doval, H. (2021). Linguística Contrastiva Español-Francés-Portugués en la Enseñanza de los Tiempos del Pasado a Estudiantes Lusófonos. In M. Saracho & H. Otero-Doval (Eds.), Internacionalización y Enseñanza del Español como LE/L2: Plurilinguismo y Comuicación Intercultural (pp. 828-853). ASELE.
     
  13. Saraiva, L., Santos, F., Ferreira, A., Sá, C. (2021). Policies and Practices to Promote Physical Activity: A Pilot Study in Portuguese Childcare Centers. P. Gil-Madrona (Ed.), Physical Education Initiatives for Early Childhood Learners (pp. 306-321). IGI Global.
     
  14. Serrão, C., Veiga, S., & Sampaio, R. (2021). Literacia em saúde e envelhecimento: Uma interação multideterminada e sistémica. In V. Fragoso & M. Sotto Mayor (coord.) Gerontologia e transdisciplinaridade, Vol. 2 (pp. 310-337). São Paulo: Portal Edições.
     
  15. Teodoro, V. D., Rosa, V., Maia, J. S., & Mascarenhas, D. (2021). Testing PISA Tests: A study about how secondary and college students answer PISA items in Mathematics and Science. (pp. 104-125) In A. Teodoro (Ed.), Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance. Risks, Limitations, and Humanistic Alternative. United Kingdom: Routledge.

Nacional

  1. Antunes, A. P., & Araújo, S. B. (2021). Iniciação à investigação qualitativa: Perceção e apreciação de alunos de Psicologia. In P. Castro, S. Sá, A. C. Temer, M. C. Sanmamed, & R. A. Saavedra (Eds.), Investigação Qualitativa em Educação: Avanços e Desafios – Vol. 7 (pp. 321-331). https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.321-331
     
  2. Castro, M., Aboim, S., Maia-Lima, C., & Couto, A. (2021). O trabalho experimental como estratégia promotora do pensamento crítico em crianças do 1º ciclo do ensino básico. Educação em Ciências: Interações e desafios (pp. 35-38). ISBN 978-989-99491-1-9
     
  3. Coelho, S.V. (2021). O Cerco do Porto e a Guerra Civil de 1828-1834, épico de resistência nas narrativas anglo-saxónicas. In AUTORES A Construção da(s) Liberdade(s) Congresso Comemorativo do Bicentenário da Revolução Liberal de 1820 (pp.551-571). Porto: CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória.
     
  4. Craveiro, C., Pinheiro, A., Silva, B. & Medeiros, P. (2021). Sistemas de organização, gestão e pilotagem cooperada em educação de infância. In A. Pinheiro, D. Chaúque, B. Silva, C. Craveiro, D. Banze & P. Medeiros (Orgs.). Brincar e Tchovar pela Infância (pp. 29-33). Porto: ESEPF http://repositorio.esepf.pt/bitstream/20.500.11796/2981/1/livro_tchovar_final.pdf
     
  5. Delgado, P., & Baptista, R. (2021). O acolhimento familiar de crianças e jovens no contexto brasileiro. Considerações sobre a experiência do município de Cascavel. In AUTORES Temas e Contextos de Pedagogia-Educação Social, Mediação Intercultural e Intervenção Social, editado por Edições Afrontamento, 197-212. 2021 ISBN 978-972-36-1895-2
     
  6. Delgado, P., Correia, F., & Carvalho, J.M.S. (2021). Perceções das Crianças sobre o seu Bem-estar: um estudo no Norte de Portugal. In AUTORES Acolhimento Familiar de Crianças e Jovens em Perigo (PP. 105-124). Portugal: Pactor. ISBN: 978-989-693-128-5
     
  7. Delgado, P., Luísa, C., Marques, J. C., Teixeira, L., Pinto, R. (2021). A formação de educadores sociais em Portugal: mesa-redonda sobre Temas e Contextos de Educação Social em Portugal. In AUTORES Temas e Contextos de Pedagogia-Educação Social (pp. 25-88). Mediação Intercultural e Intervenção Social. Edições Afrontamento. ISBN 978-972-36-1895-2.
     
  8. Diogo, F. (2021). Autonomia e Flexibilidade Curricular: desafios, exigências e implicações. In I. Teixeira & F. Diogo (Orgs.), Autonomia e Flexibilidade Curricular. Relatos de experiências de formação contínua de docentes no CFAE MarcoCinfães 2019-2021 (pp. 34-49). Marco de Canaveses: Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Marco de Canaveses e Cinfães. ISBN 978-989-53214-0-7
     
  9. Lambert, F. (2021). De casa para um mundo…as conversas. In AUTORES De Casa para um Mundo. Matosinhos: Câmara Municipal de Matosinhos. 
     
  10. Lambert, F. (2021). E como se a paisagem…na arte atual: seis Artistas em Portugal e no Brasil: Brígida Baltar, Daniel Caballero E Marcelo Moscheta (Brasil) E Gabriela Albergaria, Catarina Leitão E Samuel Rama (Portugal). In Pedro Fidalgo (Org.) Dinâmicas da Paisagem – entre a Realidade e o Desejo, Vol. 3. Lisboa: IHA-FCT/UNL.
     
  11. Lambert, F. (2021). Galeria OCUPA a cidade - pensamento, ação e impacto. In AUTORES Aniversário de 2 anos e meio da Ocupa. Porto: Galeria Ocupa.
     
  12. Lambert, F. (2021).Nadir Afonso: o mínimo e o maior: sequenzas. In AUTORES Nadir Afonso – A Arte em Diáspora. Chaves: Fundação Nadir Afonso.
     
  13. Lambert, F. (2021). O Património do Contemporâneo ao Futuro. In Campelo, A (Org.) Viagem no tempo. História e Património Cultural no Alto Minho. pp. 317-342.
     
  14. Lambert, F. (2021). Painéis azulejares do Convento de Serra d’Ossa: cartografia de paisagens e figuras. In AUTORES Educação Patrimonial em Ação. Porto: FLUP
     
  15. Leandro, V., Pinto, A., & Aboim, S. (2021). As narrações multimodais no desenvolvimento profissional de professores em formação inicial. Educação e Ciências – Interações e Desafios, p.191-194. ISBN: 978-989-99491-1-9
     
  16. Macedo, A. C. V. (2021). Maldita(s) Matemática(s): a intertextualidade como problema. In Silva, S. R. & Ribeiro, J. M. (orgs) Palavras Limpas: a Escrita para a Infância e a Juventude de Álvaro Magalhães (pp. 119-133). Porto: Tropelias & Companhia. ISBN: 978-989-8582-83-9
     
  17. Medeiros, P., Pinheiro, A., Silva, B. & Craveiro, C. (2021). Construção social do brincar. In A. Pinheiro, D. Chaúque, B. Silva, C. Craveiro, D. Banze & P. Medeiros (Orgs.). Brincar e Tchovar pela Infância (pp. 15-20). Porto: ESEPF.
     
  18. Monteiro, I., Mascarenhas, D., & Morgado, C. (2021). Estratégias desenvolvidas para a compreensão de problemas verbais matemáticos no 1.º CEB: fases do método de Polya e componentes da Leitura. In C. Morgado (Ed.) Cadernos Pedagógicos I- Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico (pp. 68-85). Instituto Politécnico do Porto: Porto
     
  19. Moreira, A. I., & Duarte, P. (2021). Entre a educação e a cidadania: uma história com liberdade. In AUTORES A Construção da(s) Liberdade(s) (pp. 395-415). Porto: CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória.
     
  20. Morgado, L., Gomes, M., Quadros-Flores, P., Fernandes, D., & Coelho, M. J. (2021). Lengalengas Matemáticas. In Mario Cruz & Cristina Pintos (Eds.) Issues’21 - Issues in Education (pp. 192-209). ISBN: 978-972-8969-49-3
     
  21. Pessoa, I., Bessa, L., Mascarenhas, D., & Fernandes, D. (2021) Aprender as isometrias através da arte: uma experiência didática no 2º ciclo do ensino básico. In Mario Cruz & Cristina Pintos (Eds.) Issues’21 - Issues in Education (p. 174 a 191). ISBN: 978-972-8969-49-3.
     
  22. Pinheiro, A., Silva, B., Craveiro, C. & Medeiros, P. (2021). Do lúdico ao brincar: uma abordagem às orientações curriculares em Portugal 1997-2016. In A. Pinheiro, D. Chaúque, B. Silva, C. Craveiro, D. Banze & P. Medeiros (Orgs.). Brincar e Tchovar pela Infância (pp. 29-33). Porto: ESEPF http://repositorio.esepf.pt/bitstream/20.500.11796/2981/1/livro_tchovar_final.pdf
     
  23. Raposo-Rivas, M., Martínez-Figueira, E., Cebrián Robles, V., García-Fuentes, O., & Quadros-Flores, P. (2021). TIC en la profesión docente: percepciones de maestros en formación. In Mario Cruz & Cristina Pintos (Eds.) Issues’21 - Issues in Education (pp. 94-103). ISBN: 978-972-8969-49-3
     
  24. Santos, C., Cruz, M. (2021). Gamifying the primary English classroom to foster student collaboration and soft skills development. In M. Cruz, & Pinto, C., issuEs’21 – Issues in Education. Porto: Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. ISBN:  978-972-8969-49-3.
     
  25. Santos, M., Silveira-Maia, M., & Martins, S. (2021). Trajetórias para a educação inclusiva: análise da legislação portuguesa e das suas implicações nas práticas e na formação de professores com base nas tendências europeias. In M. Cruz, C. Pinto (Eds.), issuEs’21 Issues in Education.
     
  26. Silva, M., Campos, M., Santos, M., Tavares, P., & Fernandes, D. (2021) A matemática e a vida: que relação? In Mario Cruz & Cristina Pintos (Eds.) Issues’21 - Issues in Education (p. 210 a 229). ISBN: 978-972-8969-49-3.
     
  27. Silva, M., Fernandes, D., Quadros-Flores, P., & Rodrigues, G. (2021). In times of pandemic: Calculate, Write and Think with Social Dominoes. In Mario Cruz & Cristina Pintos (Eds.) Issues’21 - Issues in Education (pp. 143-159). ISBN: 978-972-8969-49-3
     
  28. Veiga, S., Timóteo, I., & Monteiro, H. (2020). O lugar da ética em Educação Social. In I. Nascimento & P. Neto (Org.), Ensaios sobre ética e investigação em psicologia e em educação (pp. 29-36). Legis Ed. ISBN: 978-989-73007-2-1.​​​​​​​

2020

Livros

  1. Alves S., Bilanin, S., Bilbow, A., Boca, S., Bou, M. D., Chifari, A., Chiazzese, G., Compagno, F., Danci, A. M., Denaro, P., Di Giuseppe, O., Giammusso, I., Lo Savio, N., McGee, C., Merlo, G., Sanches-Ferreira, M., Santos, M., Seta, L., Silveira-Maia, M., Taibi, D. & Vanoort, M. (2020). The BEHAVE application: user’s guide. Palermo: Istituto per le Tecnologie Didattiche, Consiglio Nazionale delle Richerche. ISBN: 978-88-903133-2-5.
     
  2. Coelho, S. V. (2020). Guerra Civil 1828-1834 Tropas e Uniformes. Ed. Fronteira do Caos: Porto. ISBN: 978-989-54892-8-2
     
  3. Delgado, P., Cláudio, C., Neto, F., Gonçalves, S., & Machado, L. (2020). O Acolhimento Familiar na Comunidade de Castela e Leão. Lousado: Mundos de Vida.
     
  4. Dos Santos, J. M. D. S., Silveira, A. P. R., & da Silva Trocado, A. E. B. (2020). Formação de Formadores em GeoGebra para Cabo Verde, 2016-2017—Tarefas e resultados. Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI)—Escritório de Lisboa. ISBN: 9895478909
     
  5. Pequito, P., Pinheiro, A., Silva, B. e Santos, A. I. (2020). I3 - Intervenção, Interação e Infância: Interação das instituições de Educação de Infância e famílias no período de confinamento devido à Covid-19. Porto: Escola Superior (ESEPF). Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI). http://hdl.handle.net/20.500.11796/2928  
     
  6. Serrão, C., Martins, T., & Rocha, R. M., (2020). Guia Comunicação inclusiva do P.PORTO. Porto: Politécnico do Porto. https://issuu.com/politecnicodoporto/docs/guia_inclus_o_issuu 

Capítulos de livro

  1. Cruz, M., & Saracho, M. (2020). Del enfoque comunicativo experiencial a la gamificación en la clase de ELE: aplicaciones prácticas del modelo Octalysis. In P. Taboada-de-Zúñiga Romero & R. Barros Lorenzo (Eds.), Perfiles, factores y contextos en la enseñanza y el aprendizaje de ELE/EL2. Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela, (pp. 259-272). https://dx.doi.org/10.15304/9788417595487
     
  2. Lambert, M.F. (2020). Almost Instantaneous Aesthetic Actions @ the Museum [Museu Nacional Soares dos Reis – Porto/Portugal]. In R. Vella, Â. Saldanha, M. Maksimovic & J. Johnston (Eds.), Art and Education - CONFLICTS AND CONNECTIONS. INSEA Publications. ISBN: 978-989-54683-8-6. https://www.insea.org/docs/inseapublications/Art-Education-Conflicts-and-Connections.pdf
     
  3. Lambert, M.F. et al. (2020). THE ROUTE – Santiago de Compostela: Walking the Landscape towards one’s own Identity”, In C. Sarmento & S. C. Pascoal (Eds.), Cultural Tourism and Heritage in Northen Portugal. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing. ISBN: 1-5275-5449-X.
     
  4. Macedo, A. C. V., Silva, M. M. T. & Oliveira, E. (2020). Caminho e peregrinações na literatura para a infância e a juventude portuguesa. In B.-A. Roig Rechou & M. Neira Rodríguez (Eds.), Camiño e Peregrinacións na LIX (Compostela no horizonte) (pp. 46-71). Santiago de Compostela: Xerais. ISBN 978-849-12175-4-1.
     
  5. Coelho, S. V., Queirós C. (2020). O Liberalismo entre os dois lados do Atlântico 1820-1834. In C. H. Henriques et al (Eds.), Turismo e História - [recurso eletrônico]: perspectivas sobre o patrimônio da humanidade no espaço ibero-americano. Caxias do Sul, RS: Educs: Edição da Universidade de Caxias do Sul. ISBN: 978-65-5108-012-8.
     
  6. Rothes, L. (2020). Literacia e educação básica de adultos em Portugal: realidade e desafios políticos. In R. Barros, P. G. Lima & M. Azevedo (Eds.), Rumos da educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil, (pp. 32-61). Natal, Brasil: IFRN, 2020. http://hdl.handle.net/10400.1/14085
     
  7. Antunes, A. P., & Araújo, S. B. (2020). Aprender metodologia qualitativa em Psicologia da Educação: Perceções e expetativas de alunos de mestrado. In S. O. Sá, F. Freitas, M. G. Sanmamed & A. P. Costa (Eds.), Investigação qualitativa em Educação: Avanços e desafios (pp. 602-615). (ISBN: 978-989-54759-1-9) https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020  
     
  8. Araújo, S. B., & Araújo, M. J. (2020). Ética na investigação com crianças em creche: Incursões em território não cartografado. In I. Nascimento & P. Savi Neto (Org.), Ensaios sobre ética e investigação em Psicologia e em Educação (pp. 85-93). Porto: Mais Leituras. ISBN: 9789897300721
     
  9. Cardoso, A., Santos, F., Corliss, B., Maji, S., Azevedo, N., Cruz, H., & Pereira, P.  (2020). O Papel das Organizações Desportivas no Desenvolvimento Positivo dos Jovens: O Caso de Portugal e Canadá. In J. Serrano, J. Petrica, M. Kerkoski, & B. Pereira (Eds.), Atividade física, lazer e saúde: Perspetivas da investigação (pp. 31-44). Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco. http://hdl.handle.net/1822/65978
     
  10. Coelho, S.V. et al. (2020). Porto Liberal - Guia de Arquiteturas, Sítios e Memórias. org. Manuela Rebelo/Porto Liberal. Ed. Porto Liberal: Porto. ISBN: 978-84-09-19310-3.
     
  11. Delgado, P. (2020). A proteção das crianças na Convenção dos Direitos da Criança. Realidades e desafios. In M. J. Araújo & H. Monteiro (Org.), Direitos das crianças interpretados pelos adultos (pp. 145-161). Porto: Afrontamento. ISBN: 978-972-36180-3-7
     
  12. Lambert, M.F. (2020) [Quase] até ao fim do mundo: Viajantes intrépidas. In P. Eiras (Eds.), Materiais para o fim do Mundo 12. Livros Digitais ICML- FLUP. https://doi.org/10.21747/9789895478408/fdm12  
     
  13. Macedo, A. C. V. (2020). David Machado: A Noite dos Animais Inventados e alguns achados mais. In S. Reis da Silva, 10 Novas Vozes e Rostos da Literatura Portuguesa para a Infância e a Juventude (pp. 163-171). Porto: Tropelias & Companhia. ISBN: 978-972-23355-0-8
     
  14. Lambert, F. (2020). Os retratos de Sophia: génese e perceção estética de outrem. In C. Natário, R. Epifânio, M. L. Malato & P. Borges (Orgs.), Sophia e o nome das coisas: Pensamento e obra de Sophia de Mello Breyner Andresen. ISBN: 978-989-746-284-9.
     
  15. Pereira, P., & Santos, F. (2020). A formação de treinadores e a transferência de conhecimentos: Desafios, inovação e recomendações. In J. Rodrigues (Ed.), Desporto, Inovação e Formação de Treinadores (pp. 38-52). Santarém: Centro de Investigação em Qualidade de Vida. ISBN: 978-972-95259-7-1.
     
  16. Rothes, L. (2020). Os cursos EFA como analisadores da valorização de adquiridos experenciais em processos formativos com adultos. In M. Miguéns (Org), Educação de Adultos: ninguém pode ficar para trás, (pp. 104-116). Lisboa, Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2020. https://www.cnedu.pt/content/edicoes/seminarios_e_coloquios/Educacao_de_adultos_Publicacao.pdf  
     
  17. Saraiva, L., Correia, V., Santos, F, & Sá, C. (2020). Metamorfose da Educação Física no 1.º Ciclo de Ensino Básico: entre o percebido e o real. In J. Serrano, J. Petrica, M. Kerkoski, & B. Pereira (Eds.), Educação Física, Saúde e Bem-estar: novos caminhos (pp. 29-40). Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco. http://hdl.handle.net/1822/65979
     
  18. Silveira-Maia, M., & Santos, M. (2020). Ética na investigação em educação inclusiva: Conversão dos valores da inclusão para a prática investigativa com crianças e jovens com necessidades adicionais de suporte. In I. Nascimento & P. Savi, (Eds.), Ensaios sobre Ética e Investigação em Psicologia e em Educação (pp. 95-109). Porto: Legis. ISBN: 978-989-73007-2-1.
     
  19. Veiga, S., Timóteo, I., & Monteiro, H. (2020). O lugar da ética em Educação Social. In I. Nascimento & P. Neto (Org.), Ensaios sobre ética e investigação em psicologia e em educação (pp. 29-36). Porto: Legis Ed. ISBN: 978-989-73007-2-1.

2019

Livros

  1. Macedo, A. C. V. (2019). Tradução para castelhano do romance O Mundo em que Vivi, de Ilse Losa: Losa, I. (2019). El Mundo em que Viví. [Trad. Ana Cristina Macedo]. A Coruña: Hercules de Ediciones. ISBN: 978-84-949843-0-3
     
  2. Rego, C.; Lopes, C.; Durão, C.; Pinto, E.; Mansilha, H.; Pereira-da-Silva, L.; Nazareth, M.; Graça, P.; Ferreira, R.; Lima, R.M.; Vale, S. 2019. Alimentação Saudável dos 0 aos 6 anos – Linhas De Orientação Para Profissionais E Educadores Lisboa: Direção-Geral da Saúde. Ministério da Saúde. ISBN: 978-972-675-292-9.

Capítulos de livro

  1. Bertão, A., Franco, V., & Barroso, C. (2019) A estruturação da agressividade na psicoterapia de crianças com dificuldades escolares. In Vitor Franco, Psicopatologia do Desenvolvimento e Percursos Inclusivos: da Intervenção Precoce à inclusão social (pp.139-148). Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia
     
  2. Franco, V., Bertão, A., & Madalena, M. (2019) A investigação sobre as pessoas com deficiência na perspectiva de curso de vida: estudo de crianças e jovens com Síndrome de x Frágil. In Vitor Franco, Psicopatologia do Desenvolvimento e Percursos Inclusivos: da Intervenção Precoce à inclusão social (pp.181-192). Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia.
     
  3. Bertão, A., Oliveira, N., & Brito, M.J. (2019). A supervisão da psicoterapia. In C. Biscaia, & D. D. Neto (coord.), A prática profissional da psicoterapia (pp. 157-172). Lisboa: Ordem dos Psicólogos Portugueses
     
  4. Macedo, A. C. (2019). Ana Saldanha: Ninguém Dá Prendas ao Pai Natal. In Silva, S. R. & Ribeiro, J. M. (coords.) Sobre uma escrita a tempo inteiro: a obra para a infância e a juventude de Ana Saldanha, pp. 75-82. Porto: Tropelias & Companhia. ISBN: 989-8582-83
     
  5. Macedo, A. C. (2019). Ilse Losa e o compromisso neorrealista. Neo-realismo e Infância. Cadernos Nova Síntese, pp. 277-285. Lisboa: Edições Colibri.
     
  6. Trocado, A., Gonzalez-Vega, L., & Dos Santos, J. M. (2019, June). Intersecting Two Quadrics with GeoGebra. In International Conference on Algebraic Informatics (pp. 237-248). Springer, Cham. SJR:0.28 , Q2. https://www.springer.com/gp/book/9783030213626, eBook ISBN: 978-3-030-21363-3 / DOI: 10.1007/978-3-030-21363-3 / Softcover ISBN: 978-3-030-21362-6    
     
  7. Delgado, P. (2019). Families and Foster Families in Portugal. A Setting for the Development of Children at Risk. In F. Ross; S., & R. Lutz (Org.), Family Structures in Change: Challenges of Transitional Phenomena (pp. 171-184).  Paulo Freire Verlag: Oldenburg.
     
  8. Lambert, M.F. (2019). “THE ROUTE – Santiago de Compostela: Walking the Landscape towards one’s own Identity”, Routes of tourism and heritage in Portugal. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing  
     
  9. Lambert, M.F. (2019). Proto-silence and other mannerisms of absence”, Muitas vezes marquei encontro comigo próprio no ponto zero, Lisboa, Atelier-Museu Júlio Pomar, Org. Marta Rema, Sara Antónia Matos e Hugo Diniz
     
  10. Lambert, M.F. (2019). “Trajeto para não se perder a paisagem”, Bleistiftgebiet – Avelino Sá, Alvito, Espaço Adães Bermudes
     
  11. Lambert, M.F. (2019). Studiolo XXI: Chaves de leitura”. Colóquio Studiolo XXI: desenho e afinidades. Évora:Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida. Abril
     
  12. Lambert, M.F. (2019). Mínimo, Máximo e Assim-Assim”, Vila Nova de Gaia: III Bienal Internacional de Arte
     
  13. Lambert, M.F. (2019). Antecedendo a I Bienal Internacional de Cerveira”, 40 anos da Bienal Internacional de Arte de Cerveira, Vila Nova de CerveiraAvelino Sá. Cascais: Fundação Dom Luís I
     
  14. Lambert, M.F. (2019). TheRoute Platform: Costumized Tourist Routes on the North of Portugal” (et allie), ICTR 2019 2nd International Conference on Tourism Research, Paula Scamparini – Restauros. Rio de Janeiro: Oi Futuro. Coleção Arte & Tecnologia
  15. Saracho, A. M. (2019). "Gamificación para la enseñanza-aprendizaje de la fraseología en español como lengua extranjera (ELE)" in Fraseologia e paremiologia, Prospettive evolutive, pragmática e concettualizzazione, Oana-Dana Balas, Anamaria Gebaila, e Roxana Voicu (eds.), Riga: Edizioni Accademiche Italiane, pp. 494-511 (ISBN: 978-3-330-78142-9).
     
  16. Santos, M. (2019). Construindo a Inclusão, um dia de cada vez. In M. José Araujo & Hugo Monteiro (Org.). (2019). Direitos das crianças interpretados pelos adultos. A propósito dos 30 anos da Convenção dos Direitos das Crianças. ISBN 978-989-730-068-4. Porto: Furar o Cerco / Editora Mais Leituras
     
  17. Santos, M.A.  (2019). Estudantes surdos no ensino superior: descrição dos apoios implementados na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. In I. Correia, P.B. Custódio, & R. M. Campos (Eds.), Línguas de Sinais: Cultura, Educação, Identidade (pp. 165-182). Edições Exlibris
     
  18. Araújo, S. B. (2019). “Do lado que não se vê”: Apontamentos sobre os direitos das crianças no âmbito de processos de investigação. In M. J. Araújo & H. Monteiro (Orgs.), Direitos das crianças interpretados pelos adultos. A propósito dos 30 anos da Declaração dos Direitos das Crianças (pp. 102-111). Porto: Furar o Cerco / Mais Leituras.
     
  19. Veludo, S. (2019). O S.S. Cheruskia e o U-155, atores de uma Coleção in Culturas e Geografias, Cultures and Geographies, Edição do Centenário da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1919-2019)
     
  20. Barbosa, S. (2019). Raízes da profissão. In Susana Barbosa (Organizadora), Intérprete que sou (pp. 11-45). Rio Tinto: Mosaico de Palavras Editora.

 

2018

Livros

  1. Macedo, A. C. V. (2018). A Escrita de Ilse Losa para a Infância e a Juventude. Porto: Tropelias & Companhia. 
     
  2. Macedo, A. C. V.  (2018). «O Menino Eterno ou a arte da existência». Porto: Tropelias & Companhia.
     
  3. Serrão et al. (2018). (Não) estamos sós. Combater o isolamento social e a solidão. SNS: Biblioteca de literacia em Saúde, Ministério da Saúde. https://biblioteca.min-saude.pt/livro/isolamento#page/1
     
  4. Teixeira, I., Batista, P., & Graça, A. (2018). O papel do estágio na reconstrução da identidade profissional: a perspetiva dos atores. Maurícia: Novas Edições Acadêmicas.
     
  5. Cruz, M. (2018). A "pronetarização" de alunos numa comunidade virtual de aprendizagem. A desdisciplinarização do ensino através do desenvolvimento de uma hiperpedagogia crítica de alunos de línguas. ISBN: 978-620-2-18937-8. Saarbrücken: Novas Edições Académicas.
     
  6. Duarte, S., & Cruz, M. (2018). Gamifying the Primary English Classroom. From Punctuation, Badges and Rewards Towards a Transformative 21st Century Classroom. ISBN: 978-613-9-57665-4. Saarbrücken: LAMBERT Academic Publishing.
     
  7. Cruz, M. (2018). A "Hispanoamérica" na aula de Espanhol como Língua Estrangeira. Propostas didáticas a partir das variedades linguísticas e culturais do espanhol latino-americano. ed. 1, ISBN: 978-620-2-18512-7. Saarbrücken: Novas Edições Académicas.
     
  8. Fortunato, M., & Cruz, M. (2018). A Gamificação no Ensino de Inglês Língua Estrangeira: as dinâmicas, elementos e mecanismos dos jogos em atividades de aprendizagem de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico. ISBN: 978-613-9-61769-2. Saarbrücken: Novas Edições Académicas.

Capítulos de livro

 

  1. Bertão, A., Oliveira, N., & Brito, M. J. (2018). A Supervisão da Psicoterapia: O lugar do encontro entre a teoria e a prática psicoterapêutica. In C. Machado & D. Neto (org.), A Psicoterapia em Portugal (pp.---). Lisboa: OPP.
     
  2. Serrão, C. (2018). Cuidados paliativos na adolescência. In R. Nunes, F. Rego, & G. Rego, Enciclopédia Luso-brasileira de Cuidados Paliativos (pp.151-160). Coimbra: Edições Almedina, S.A.
     
  3. Serrão, C. (2018). Mindfulness e autocompaixão na idade avançada. In A. M. Magalhães, J. D. Pereira, & M. S. Lopes, A animação sociocultural e a educação intergeracional (pp.171-178). Chaves: Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural
     
  4. Lucas, C., Fonseca, C., Gascón, J., Casas, J. (2018). Incompletude da matemática escolar no ensino secundário de Portugal e Espanha. En S. Almouloud, L. Farias & A. Henrique (editores), A Teoria Antropológica do Didático: Princípios e Fundamentos. São Paulo, Brasil: Editora CRV. ISBN: 978-85-444-2229-8. DOI: 10.24824/ 978854442229.8.
     
  5. Fonseca, C.; Lucas, C.; Casas, J. (2018). Los recorridos de estudio e investigación en la construcción de buenas prácticas docentes. En P. Membiela, N. Casado, M.I. Cebreiros y M. Vidal (editores), Investigación y práctica en la educación superior / Investigación e práctica na educación superior, cap.100 (pp. 601-605). Ourense: Educación Editora. ISBN: 978-84-15524-38-0. DL: OU 82-2018. 
     
  6. Lambert, M.F. (2018) “The Fall”. On Exile. Lisboa: Bluebooks.
     
  7. Lambert, M.F. (2018) “Ménades: iconografia do corpo e origens da dança”. João Allen. Colecionar o Mundo. Porto: Museu Nacional Soares dos Reis.
     
  8. Lambert, M.F. (2018) “acerca de um livro de artista desconhecido: achado(s) entre dois lados do oceano”. O livro de artista. Matosinhos: Câmara Municipal de Matosinhos.
     
  9. Lambert, M.F. (2018) “Auto-retrato versus autorretrato – Graça Sarsfield fecit”. Auto-retrato Graça Sarsfield. Porto: Coral Editores.
     
  10. Lambert, M.F. (2018) Uma Breve História da Curadoria. Lisboa: Documenta.
     
  11. Lambert, M.F. (2018) Vazio-matéria – Escultura desenhada em metal por Rui Matos. Figueira da Foz: Centro Cultural da Figueira da Foz/ CMFF
     
  12. Sarach,  M. (2018). “Vive las expresiones”, una propuesta digital para enseñanza-aprendizaje de somatismos en ELE, in  Fraseologia, Paremiologia e Lessicografia, Firenze: Aracne Editrice.
     
  13. Quadros-Flores, P., Flores, A., & Ramos, Altina (2018). "Factors that inhibit or promote the integration of ict in education ". In 12th annual International Technology, Education and Development Conference (7959 - 7067).
     
  14. Altina, R., Quadros-Flores, P., & Flores, A. (2018). Tecnologia Educativa na Formação Inicial de Professores: um caminho para a inclusão social e digital? In Tamara Ramiro-Sánchez, Mª Teresa Ramiro Sánchez y Mª Paz Bermúdez Sánchez (Coords.). 6th International Congress of Educational Sciences and Development 
     
  15.  Ramos, A. Quadros-Flores, P., & Flores, A. (2018). Tecnologia educativa na formação inicial de professores: um caminho para a inclusão social e digital?. In 6th International Sciences and Developement (p. 162). Setúbal
     
  16. Quadros-Flores, Sá, S., & Marta, M. (2018). Recursos tecnológicos digitais na educação pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico. In R. P. Lopes, M. V. Pires, L. Castanheira, E. M. Silva, G. Santos, C. Mesquita, & P. Vaz (Eds.). III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): 
     
  17. Ribeiro, D. Sá, S. & Flores, P. (2018). A importância da transição: da educação pré-escolar para o primeiro ciclo. In R. P. Lopes, M. V. Pires, L. Castanheira, E. M. Silva, G. Santos, C. Mesquita, & P. Vaz (Eds.). III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas 
     
  18. Santos, F., Pereira, P., Martinek, T. (2018). O papel do treinador no desenvolvimento positivo dos jovens através do desporto de competição: Necessidades, desafios e recomendações. In V. Loureiro, & N. Loureiro (Eds.), Atividade física e desporto: Diversos contextos de intervenção (pp. 112-127). Beja: Instituto Politécnico de Beja
     
  19. Araújo, S. B. (2018). Portugal – ECEC workforce profile. In Oberhuemer, P., & Schreyer, I. (Eds.), Early childhood workforce profiles in 30 countries with key contextual data (pp. 891-916). Munich: State Institute of Early Childhood Research.
     
  20. Araújo, S. B. (2018). Portugal – Frühpägogisches Personal: Ausbildungen, Arbeitsfelder, Arbeitsbedingungen. In Schreyer, I., & Oberhuemer, P. (Hrsg.), Frühpädagogische Personalprofile in 30 Ländern mit Schlüsseldaten zu den Kita-Systemen. München: Staatsinstitut für Frühpädagogik. 
     
  21. Araújo, S. B. (2018). A abordagem HighScope para a educação e cuidados em creche. In J. Oliveira-Formosinho & Araújo, S. B. (Orgs.), Modelos pedagógicos para a educação em creche (pp. 71-92). Porto: Porto Editora.
     
  22. Araújo, S. B. (2018). A proposta pedagógica de Elinor Goldschmied para a educação e cuidados a pessoas entre o nascimento e os três anos. In J. Oliveira-Formosinho & Araújo, S. B. (Orgs.), Modelos pedagógicos para a educação em creche (pp. 139-160). Porto: Porto Editora.
     
  23. Co author Cidadania e Patrimônio Cultural, dois conceitos em convergência. Estudo de caso: Licenciatura de Gestão do Patrimonio na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto in Forty years of the Manifest of Amsterdam Reflections on the Past, Present and Future of Integrated Conservation (eds. Karla Penna, Jorge Tinoco, Tomas Lapa) by Center for Advanced Studies in Integrated Conservation CECI – 2017.
     
  24. Coelho. S.V. (2018). O combatente português da grande guerra fardamento e equipamento in Portugal na 1ª Guerra Mundial - Uma História Militar Concisa. Lisboa: Comissão Portuguesa de História Militar. P.199-228.
     
  25.  Leal, T., Gamelas, A. M., Barros, S., & Pessanha, M. (2018). Quality of early childhood environments: Discussion on the concept of quality and future perspectives. In A. Gregoriadis, V. Grammatikopoulos, & E. Zachopoulou (Eds.), Professional development and quality in early childhood education. Comparative European perspectives (pp.29-58). New York: Palgrave Macmillan
     
  26. Gamelas, A. M., Leal, T., Pessanha, M., & Barros, S. (2018). Professional development and impact of Early Change project: Reflections from the Portuguese example. In A. Gregoriadis, V. Grammatikopoulos, & E. Zachopoulou (Eds.), Professional development and quality in early childhood education. Comparative European perspectives (pp. 115-124). New York: Palgrave Macmillan.
     
  27. Leal, T., Gamelas, A. M., Barros, S., Pessanha, M., (2018). Quality of early childhood environments: Discussion on the concept of quality and future perspectives.  In A. Gregoriadis, V. Grammatikopoulos, & E. Zachopoulou (Eds.), Professional development and quality in early childhood education. Comparative European perspectives (pp. 29 – 58). New York: Palgrave Macmillan
     
  28. Vale, S., Abreu, S. (2018). DESPORTO, DESENVOLVIMENTO E BEM-ESTAR, pp. 83-91
     
  29. Diogo, V. & Araújo, M. (2018). In L. Cabrera (coord.), Integração no Ensino Superior: desigualdade social e diversidade experiencial. Fracturas sociales y educativas: desafíos para la Sociología de la Educación Fraturas sociais e educativas: desafios para a Sociologia da Educação. Valencia : Institut de Creativitat i Innovacions Educatives de la Universitat de València