Em curso

Sobre

Missão

  • Ensino e Aprendizagem da Matemática com o GeoGebra em contexto STEAM
  • Formação de Professores Matemática, Geogebra & STEAM em Cabo Verde

Objetivos

A intervenção tem como objetivo o reforço da formação dos 26 formadores Geogebra cabo-verdianos para a obtenção do nível III, a partir dos Polos da UniCV da Praia e Mindelo e a realização de oficinas piloto de formação de professores dos Ensinos Básico e Secundário em diferentes concelhos das Ilhas de Santiago e São Vicente, como parte deste processo de certificação.

A formação incide na área de matemática e no uso do software GeoGebra em contexto STEAM(1), bem como no desenvolvimento de práticas que contribuam para a melhoria da aprendizagem dos alunos, através da formação de formadores e formação inicial de professores e da introdução do software GeoGebra na prática dos docentes, mediante abordagens contextualizadas e que estabelecem conexões intra e extra matemática.

Concomitantemente o projeto tem uma vertente de investigação, integrada no projeto de investigação GeoGebra & STEAM - Formação de Professores - Ensino e Aprendizagem Matemática em contexto STEAM com o GeoGebra nos Países de Língua Oficial Portuguesa, em desenvolvimento no Centro de Investigação e Inovação em Educação inED da ESE-IPP.

 

Ação 0 - Atividades preliminares do projeto

1 - Reuniões com entidades organizadoras do Projeto

  • Data: 2020-02-10 | Intervenientes: Reitoria da Uni-CV; Equipe de Coordenação do Projeto; OEI  |Assunto: 1ª Reunião de Coordenação do Projeto.
1ª Reunião de Coordenação do Projeto.

Data: 2020-10-27 | Intervenientes: Equipe de Coordenação do Projeto, Gabinete de Comunicação e Imagem da UniCV, OEI | Assunto: 2ª Reunião de Coordenação do Projeto – Esclarecimentos sobre alguns aspetos relacionados com a preparação da logística para as sessões de formação e webinares dos dias 29 e 30.

 

2 - Reuniões com a Direção Nacional de Educação/Comunicações estabelecidas

Data: 2020-01-09 | Intervenientes: Reitoria da Uni-CV (Vice-Reitora Profª Astrigilda Silveira e Pró-Reitor Prof. João Cardoso); Equipe de Coordenação do Projeto; Diretora SIEPC (DNE), Profª Eleonora Monteiro (em substituição da Diretora Nacional de Educação); Diretora SGEDC (DNE), Profª Rosa Silva | Assunto: : 1ª Reunião do Projeto com a Direção Nacional de Educação.

Data: 2020-01-23 | Intervenientes: Reitoria da Uni-CV (Reitora Profª Judite Nascimento, Vice-Reitora Profª Astrigilda Silveira e Pró-Reitor Prof. João Cardoso); Equipe de Coordenação do Projeto; Diretora SGEDC (DNE), Profª Rosa Silva | Assunto: 2ª Reunião de Coordenação do Projeto – Esclarecimentos sobre alguns aspetos relacionados com a preparação da logística para as sessões de formação e webinares dos dias 29 e 30.

Data: 2020-02-10 | Intervenientes: Reitoria da Uni-CV; ME / DNE / Dir. SIEPC - Eleonora H. Monteiro; ME / DNE / Rosa Maria Paulete Fortes silva | Assunto: Submissão do projeto à Direção Nacional de Educação.

Data: 2020-02-11 | Intervenientes: Reitoria da Uni-CV; ME / DNE / Dir. SIEPC - Eleonora H. Monteiro; ME / DNE / Rosa Maria Paulete Fortes silva | Assunto: Apresentação do projeto de Formação de Formadores e formação piloto de professores Matemática, GeoGebra & STEAM em Cabo Verde à Direção Nacional de Educação e formalização do pedido de parceria.

Data: 2020-02-20 | Intervenientes: Reitoria da Uni-CV; ME / DNE / Dir. SIEPC - Eleonora H. Monteiro; ME / DNE / Rosa Maria Paulete Fortes silva | Assunto: Submissão da proposta de calendário das sessões de formação à DNE para validação e envio da lista dos professores dos Ensinos Básico e Secundário certificados de formadores em GeoGebra de Nível II.

Data: 2020-03-04 | Intervenientes: Reitoria da Uni-CV; ME / DNE / Dir. SIEPC - Eleonora H. Monteiro; ME / DNE / Rosa Maria Paulete Fortes silva | Assunto: Validação da proposta de calendário das sessões de formação pela DNE; solicitação da DNE à Uni-CV para a elaboração de uma proposta de carta convite a ser enviada às Escolas; concordância da DNE para a Uni-CV elaborar uma proposta do acordo a ser celebrado entre as partes; Assunção da responsabilidade por parte da DNE para a dispensa dos professores.

Data: 2020-03-05 | Intervenientes: Reitoria da Uni-CV; ME / DNE / Dir. SIEPC - Eleonora H. Monteiro; ME / DNE / Rosa Maria Paulete Fortes silva | Assunto: Confirmação da disponibilidade de a Uni-CV elaborar as propostas de carta convite a ser enviada às Escolas e do acordo a ser celebrado entre as partes.

Data: 2020-03-05 | Intervenientes: Reitoria da Uni-CV | Assunto: pedido de elaboração do acordo de parceria para ser celebrado entre a Uni-CV e a DNE.

Data: 2020-03-06 | Intervenientes: Reitoria da Uni-CV | Assunto: pedido de encontro pelo Assessor para Relações Internacionais, Cooperação e Mobilidade da Uni-CV com os membros da equipa reitoral (Vice-Reitora e Pró-Reitor) para discussão dos aspetos a serem contemplados no acordo de parceria para ser celebrado entre a Uni-CV e a DNE.

Data: 2020-03-09 | Intervenientes: Reitoria da Uni-CV; ME / DNE / Dir. SIEPC - Eleonora H. Monteiro; ME / DNE / Rosa Maria Paulete Fortes silva | Assunto: envio dos nomes das escolas a que pertencem os professores formadores de nível II e da carta convite à DNE para ser enviada às Escolas.

Data: 2020-03-09 | Intervenientes: Reitoria da Uni-CV | Assunto: Discussão dos pontos a serem incluídos na proposta de protocolo e contrapartidas institucionais as serem assumidas no âmbito do projeto.

 

Ação 1 - Formação de Formadores - Geogebra & STEAM em Cabo Verde
Publico alvo - Equipa de formadores (professores do ensino básico, secundário e superior)

Formadores:

Astrigilda Pires Silveira        ( Membro da Equipa de Coordenação da Investigação)

JJosé Manuel Dos Santos      (Coordenador Científico)

 

1º momento de formação - 10 de setembro de 2020

Local: Online - TEAMS - UniCV (unicv.edu.cv) 

Horário: 8:30-12:30 e 14:00-17:00
 

2º momento de formação - outubro de 2020 (Data a anunciar)

 

Ação 2 - Ensino e Aprendizagem da Matemática com o GeoGebra em contexto STEAM

Público alvo: Professores dos ensinos básico, secundário e superior

Formadores: Equipa de Formadores, de Coordenação da Formação e de Coordenação da Investigação do projeto.

 

1º momento de formação - 10 de setembro de 2020

Local: Online - TEAMS - UniCV (unicv.edu.cv) 

Horário: 8:30-12:30 e 14:00-17:00

Intervenientes: Equipe de Coordenação do Projeto; Equipa de formadores.

2º momento de formação - 29 e 30 de outubro de 2020

Local: Online - TEAMS - UniCV (unicv.edu.cv) 

Horário: 8:30-12:30

Intervenientes: Reitora da Uni-CV ; Diretora do Escritório da OEI; Fundação Calouste Gulbenkian; Equipe de Coordenação do Projeto; Equipa de formadores.

Assunto: Sessão de formação de formadores – Online – 2º Momento – 1º dia

2020-10-29_2MFF-CV_012020-10-29_2MFF-CV_022020-10-29_2MFF-CV_02

 

 

 

Ação 3 - Desenvolvimento de experiências de ensino em escolas de Cabo Verde

              Este trabalho decorrerá no ano letivo de 2020-2021 nas ilhas de São Tiago e São Vicente em escolas de diversos graus de ensino.

 

 

Publicações:

E-Book:

“Formação de Formadores em GeoGebra para Cabo Verde” - ISBN: 978-989-54789-0-3

                                           (Gratuito na loja da GoogleApple)

 

dos Santos, J. dos S., & Silveira, A. (2021). Formação de formadores e formação piloto de professores de Matemática com o GeoGebra em contexto STEAMSensos-E8(1), 88–100. https://doi.org/10.34630/sensose.v8i1.3805

 

Links:

https://www.geogebra.org/u/institutogeogebraunicv

https://www.geogebra.org/u/igportugal

 

Notícias:

 

09/07/2020 - OEI lança E-Book gratuito de “Formação de Formadores em GeoGebra para Cabo Verde”, em língua portuguesa

 

27/05/2021 - Dos Santos, José Manuel Dos Santos; Astrigilda Silveira (2A15-3C2B-7889). 2021. O GeoGebra como ferramenta pedagógica para a investigação e a inovação em Educação Matemática no contexto dos países de Língua Oficial Portuguesa. Comunicação na IV CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA NO SISTEMA MUNDIAL, inserida no painel do EIXO 4 CIÊNCIA, INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA - Horizontes e Perspetivas da Língua Portuguesa, organizada pelo Ministério da Educação de Cabo Verde, pela CPLP e pelo IILP. https://www.cplp.org/id-4447.aspx?Action=1&NewsId=9149&M=NewsV2&PID=10872. YouTube: https://youtu.be/3zczwpEMQlI

 

 

 

(1) STEAM -  Acrónimo de Science, Technology, Engineering, the Arts and Mathematics. A educação STEAM designa uma abordagem para promover a aprendizagem que recorre a contextos das Ciências, da Tecnologia, da Engenharia, das Artes e da Matemática como ponto de partida para orientar a exploração\investigação, o diálogo e o pensamento crítico dos estudantes.

Start Date
End Date

Coordenador Interno

Coordenador Externo

Links

Parceiros

Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
Universidade de Cabo Verde
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Centro de Investigação e Inovação em Educação
Ministério da Educação da República Portuguesa
Ministério da Educação do Governo de Cabo Verde

Apoio Financeiro