Sensos

 logo_sensos

A Revista Sensos-e é uma publicação bianual do inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. A Revista Sensos aceita manuscritos em Português, Galego, Espanhol, Francês e Inglês.

É uma revista pluridisciplinar no âmbito da Educação, em sentido amplo, dando realce ao ensino e à aprendizagem, publicando trabalhos de investigação, inovação, desenvolvimento e intervenção em áreas e âmbitos diversificados, designadamente em temáticas como artes visuais, ciências da educação, ciências físicas, ciências da vida, ciências do ambiente, ciências da linguagem e da literatura, desporto, educação especial, estudos culturais, estudos sociais, línguas estrangeiras, matemática, música, psicologia, supervisão, tecnologias da informação, comunicação, multimédia.

Diretora:

 

 

Conselho Editorial:

Afrânio Mendes Catani Universidade de S. Paulo, Brasil
António Ricardo Mira Universidade de Évora, Portugal
Florencio Vicente Universidad de Extremadura, Badajoz, Spain
Graça Carvalho Universidade do Minho, Portugal
Isabel Flávia G. F. Ferreira Vieira Universidade do Minho, Portugal
Isabel Hub Faria Universidade de Lisboa, Portugal
Isabel Margarida Duarte Universidade do Porto, Portugal
Jan Powels HAN University of Applied Sciences, Nederlands
Joaquim Bernardino Lopes Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Jorge Adelino Costa Universidade de Aveiro, Portugal
José Alberto Correia Universidade do Porto, Portugal
José Alvarez Rodriguez Universidade de Granada, Spain
José Jiménez Universidad Autónoma de Madrid, Spain
José Luís Menezes Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
José Paulo Cravino Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Joseli Maria Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil
Licínio C. Lima Universidade do Minho, Portugal
Márcia Angela da Silva Aguiar Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Maria João Amaral Universidade Lusófona do Porto, Portugal
Maria João Cardona Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Maria José Marcelino Universidade de Coimbra, Portugal
Marina Lencastre Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Michael Asbury University of the Arts, London, England
Miguel Angel Santos Rego Universidade de Santiago de Compostela, Spain
Pedro Palhares Universidade do Minho, Portugal
Rafael Porlán Ariza Universidade de Sevilha, Spain
Teresa Gonçalves Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Vítor Franco Universidade de Évora, Portugal

 

Índice – Vol. I, nº1 – Escola Pública e Direitos Sociais

Miguel Santos Rego

Universidade e aprendizaje social. La pedagogia del compromisso cívico en  USA.

Luís Rothes

Reconhecer e validar para incluir.

Hugo Monteiro

Do povo à multidão: limites da representação da escola pública.

Maria Amélia Ferreira de Castro; Paulo Delgado

Formas de participação docente nas estruturas de coordenação educativa. Um estudo de caso.

Ana Sofia António

Se podes, repara. Em torno da relação entre escola e família.

 

Índice – Vol. I, nº2 – Direito à Educação

Dora Fonseca de Castro

Os projetos de intervenção dos direitos da escola: Uma construção discursiva a partir das regulações do discurso político-normativo.

Maria Luísa Quaresma

Escola pública: Desafios e (di)visões.

Lejo Swachten; Miguel Augusto Santos; Vitor Tété Gonçalves

A deafening inequality. Portuguese deaf education and the call for debating audism in schools.

Cidália Alves; Pedro Lopes-dos-Santos; José Ferreira Alves; Susana Barbosa

Estrutura e produtividade narrativa numa amostra de estudantes surdos.

Ivaneide Dias Pereira Mendes

Formação para desempregados: Uma obrigação oportuna ou uma oportuna obrigação?.

Valmir Flores Pinto

A reconfiguração da cidadania pela educação: Um contributo a António Gramsci – 120º aniversário do seu nascimento.

 

Índice – Vol. II, nº1

Isabel Timóteo, Ana Bertão

Educação social transformadora e transformativa: Clarificação de sentidos.

António Miranda, Joana Oliveira

Quando o palco é parte do mundo real: O sociodrama na formação dos educadores sociais.

Liliana Lopes

A educação de adultos no campo das políticas de inserção e desenvolvimento sociais: Contributos para a investigação em torno das dinâmicas socioeducativas na medida Rendimento Social de Inserção.

João Queirós

Dinâmicas recentes da relação das famílias com a escola em contextos urbanos material e simbolicamente depreciados: Relato de uma aproximação, no terreno, ao ponto de vista dos professores.

António Dias de Figueiredo

A geração 2.0 e os novos saberes.

António Alberto Silva, Hugo Monteiro

Ciência, cultura, teorias, práticas, objetos, sentidos, valores.

Marina Lencastre

Comportamento, cognição e linguagem: Contribuição da fenomenologia biológica para o estudo das relações corpo-mente.

Joaquim Bernardino  Lopes, António Alberto Silva, José Paulo Cravino, Clara Viegas, Ana E. Cunha, Elisa Saraiva, Maria Júlia Branco, Alexandre Pinto, Adília Silva, Clara A. Santos

Instrumentos de ajuda à mediação do professor para promover a aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento profissional dos professores.

 

Índice – Vol. II, nº2 – Didática

Marisa Vaz, Gabriel Maria Sala, Joaquim Luís Coimbra

Educational through theater.

Equal opportunity project being a girl being a boy.

Cristina Pinto, Helena Soares

Using children‘s literature in ELT: A story-based approach.

Maria Adriana Gonçalves

Lugar(es) da literature no ensino do português.

Análise crítica de programas e manuais de língua portuguesa para o 9º Ano de escolaridade.

José Alberto Rodrigues, António Moreira

Como integrar as TIC em contexto didático das artes explorando a distribuição EVTux na área do cinema de animação.

Carolina Isabel Dias, Diana Margarida Pereira, Liliana Serralheira, Mariana Patrícia Mota, Sandra Saborano Leigo, Inês Sarmento

Matemática na hora do conto.

Sofia Santos, Diana Gomes, João Sampaio Maia

Brincando com as formas geométricas e cores: Um pé no triângulo… Uma mão no pentágono

Maria João Silva, Luísa Gonçalves, João Sampaio Maia

Do concreto para o abstrato pelo uso dos sentidos e de sensores: Um estudo sobre o ecossistema Poças de Maré.

Bernardino Lopes, Ana Edite Cunha, Carla A. Santos, Elisa Saraiva, J. Paulo Cravino, Fernanda Dinis

Envolver os alunos produtivamente em aulas de Física e Química durante o uso de simulações computacionais: Dois professores com mediações distintas e uso distintivo das simulações.

 

Índice – Vol. III, nº1 – Querelas do Gosto (no Prelo)

Roman de la Calle

GUSTO Y COTIDIANIDAD: UNA PUNTUAL MIRADA HISTORICA Y UN OBLICUO GUIÑO HACIA EL PRESENTE

Ricard Huerta (Universitat de València)

EL CINE EN LA EDUCACIÓN ARTÍSTICA. UNA PROPUESTA DE ROMÁN DE LA CALLE DESDE LA ESTÉTICA

Salomé Coelho

CINEMA POLÍTICO DE AGNÈS VARDA:UMA LEITURA A PARTIR DE RANCIÈRE

Cátia Andreia Ferreira da Assunção

UMA TIPOLOGIA DE PÚBLICOS DA ARTE PÚBLICA DE JOSÉ DE GUIMARÃES – CONTRIBUTO PARA UMA ESTÉTICA EDUCACIONAL

Lígia Rocha

LIMA DE FREITAS: APROXIMAÇÕES A UMA TIPOLOGIA DE LUGARES NA OBRA PÚBLICA

Augusto Lemos

A FOTOGRAFIA DE PAISAGEM NA 2ª METADE DO SÉCULO XIX EM PORTUGAL

Gustavo de Castro

POESIA, ESPAÇO E APRENDIZAGEM A CIDADE E SEU LIMIAR POÉTICO

Gemma Noris

FLUXOS E LIMITES ENTRE ESCRITA E OBRA

Maria do Rosário Ramada Pinho Barbosa

PERSPETIVAS ÉTICAS E ESTÉTICAS NO IDEÁRIO DE HENRIQUE PERDIGÃO: A ATUALIDADE DA LIVRARIA LATINA NAS TRANSFORMAÇÕES ESTRUTURAIS DO CAMPO EDITORIAL PORTUGUÊS

Guy Amado

NOTAS SOBRE O GOSTO

Priscila Beatriz Alves Andreghetto

MODERNIDADE E MUSEUS LUGARES DE MEMÓRIA EDUCAÇÃO, CULTURA E ARTES PARA QUÊ?

Ana Rita Valente, Isabel Carvalho e Susana Nogueira

DO REAL AO IMAGINÁRIO REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO VISUAL E EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA (2º CICLO DO ENSINO BÁSICO)

Maurício Adinolfi

PROJETO BARCOR – RESIDÊNCIA ARTÍSTICA E CRIAÇÃO COMPARTILHADA: A COMPLEXIDADE DAS RELAÇÕES HUMANAS

Fátima Lambert e Hugo Monteiro

À CONVERSA COM BERNARDO PINTO DE ALMEIDA

Rita Xavier Monteiro

DO (I)RECONHECIMENTO AO ACONTECIMENTO: A PERFORMANCE

Rita Xavier Monteiro e Alexandra Balona

CICLO MATÉRIAS VITAIS RECENSÃO CRÍTICA

 

Índice – Vol. III, nº2 – Educação Especial e Inclusão

Filomena Pereira, Manuela Micaelo

Criar pontes para a inclusão.

Verity Donnelly, Amanda Watkins

Teacher education for inclusion – A collaborative approach to developing a profile of incluse teachers.

Serge Ebersold

Transition to higher education for young adults with special educations needs: policies, trends and challenges.

Clarinda Barata

Entre a edificação de pontes e a demolição de barreiras.

Vaselin Micanovic, Ta:jana Novovic, Biljana Maslovaric, Nada Sakotic

Perceptions of inclusive values in teaching mathematics in Montenegro.

Maria Manuela Alves, Jaime Ribeiro, Fátima Simões

Universal design for learning (UDL).

E aprendizagem cerebral: contributos para prácticas educativas inclusivas.

Cristiana Teixeira Sampaio

Aspectos psicológicos da formação do professor para a educação inclusiva.

Augusto Patrício Lima Rocha

A educação especial nos agrupamentos de escolas da região norte. O retrato dado através dos relatórios de avaliação externa das escolas.

Neiva de Aquino Abres, Vânia de Aquino Albres Santiago

Imagens dos intérpretes de língua de sinais de sala de aula: Escola Inclusiva em foco.

Vitor Franco, Ana Bertão, Madalena Melo

A investigação sobre as pessoas com deficiência na perspectiva de curso de vida: Estudo de crianças e jovens com Síndrome X Frágil.

 

Índice Vol. IV, nº 1 (no Prelo)

Paula Guimarães, Rosanna Barros

Os Educadores de Adultos no Quadro de uma Nova Política Pública de Educação e Formação de Adultos em Portugal: Alguns Desafios

Pedro Abrantes, Alexandra Aníbal

O Sistema Nacional de RVCC e os Percursos de Vida de Populações Pouco Escolarizadas: Um Balanço Propositivo

Ana Vale

A Formação Experiencial: A Vertente Estigmatizada da Formação de Adultos

Luís Rothes, Liliana Lopes, João Queirós

Desigualdades Sociais e Participação Educativa dos Adultos: Um Projeto de Pesquisa

Maria José Araújo, Hugo Monteiro, Teresa Martins, Vera Diogo

Adultos em Contextos Juvenis, Prelúdios de um Projeto em Torno de Estudantes “Maiores de 23”

Caroline Stumpf Buaes, Johannes Doll

Perspectivas de Educação para o Consumo com Idosos: Reflexões a Partir de uma Experiência no Contexto Brasileiro

Licínio C. Lima

Políticas de Educação Permanente: Qualificacionismo Adaptativo ou Educação de Adultos?

Top
e-IPP